PARABÉNS PATOS PELO SEU ANIVERSÁRIO

By | 21/10/2021 6:52 am

(José Romildo Sousa, Escritor, poeta, historiador e consultor cultural)

No próximo domingo, dia 24 de outubro, a cidade de Patos estará aniversariando. São 118 anos de muita luta, trabalho, empenho e dedicação dos seus filhos nativos e adotivos para tornar a “Morada do Sol” num lugar progressista e agradável para se residir. Considerada como a Rainha das Espinharas, pelo desenvolvimento alcançado, Patos tornou-se Cidade Metrópole, abrangendo o expressivo número de 24 municípios.
Em relação a evolução política e administrativa do município onde hoje se encontra edificada a cidade de Patos, tudo começou em 09 de maio de 1833, quando em sessão extraordinária o Conselho da Província aprovou o projeto de elevação da Vila Imperial de Patos, cuja instalação aconteceu em 22 de agosto. A partir deste momento, considerado como a sua “emancipação política” foi criado o município, seu limite territorial e a sua câmara de vereadores constituída por José Dantas Correia de Góis, Jerônimo José da Nóbrega, João Raimundo Vieira, Bernardo Carvalho de Andrade, João Machado da Costa, Francisco Gomes Angelim e Manoel Cardoso de Andrade.
Outro momento importantíssimo na política e administração de Patos, foi a sua transformação de vila na condição de cidade.
A iniciativa deste ato coube ao deputado José Campello de Albuquerque Galvão, que foi parlamentar por várias legislaturas (24ª, 25ª, 26ª e 27ª da época da Monarquia e da 3ª, 4ª e 5ª da República).
A Lei em referência se originou de uma proposição apresentada à Assembleia Legislativa, em sessão ordinária de 05 de outubro; que, naquela época era presidida pelo Dr. Manoel Dantas Correia de Góis.
O projeto levou o nº 02 e foi aprovado em 1ª discursão na sessão do dia 07; e, quando do 2ª discursão em 15 de outubro, ocuparam a tribuna para defendê-lo, tanto o seu autor, como o também deputado Enéas Pedro de Sousa, parlamentar ligado a Patos por laços familiares.
Finalmente, em 24 de outubro de 1903 (na 4ª legislatura da República) a Lei de nº200 foi aprovada e sancionada pelo Presidente do Estado da Paraíba, Desembargador José Peregrino de Araújo.
A presente Lei foi publicada no Correio Official do Estado da Parahyba do Norte, Anno X, Nº 454, datado de 29 de outubro de 1903.

Comentário

Category: Opinião

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *