Veridiano da Silva, mas conhecido como Viana, que é presidente da Associação Comunitária dos Sapateiros da cidade de Patos, falou para a reportagem da Rádio Espinharas nessa quinta-feira (28), e na oportunidade informou que recentemente abriu discussão para tratar da reabertura de uma cooperativa que existiu há algum tempo.
Segundo ele, o objetivo é dialogar com o SEBRAE e também com a gestão municipal sobre a possibilidade de retomar essa cooperativa.
Além disso, a reunião também colocou em pauta a criação de uma central de compras, como ele mesmo classificou. Essa central também já existiu, e quando funcionava era por meio da Associação. Ou seja, a aquisição coletiva de materiais em grandes quantidades possibilita descontos significativos, e esse é o objetivo da entidade.
Para conseguir esse impulso, Viana deixou claro que a associação precisa de apoio urgente, e que só assim será possível colocar o ramo calçadista no patamar de antes.
Ele também mencionou que as propostas discutidas são de interesse geral, uma vez que havendo estímulo e expansão do setor calçadista, os empregos são mantidos e também ampliados, fazendo gerar renda e aquecendo a economia local.
E fez um apelo à classe política das variadas esferas, para que olhem para essa categoria a fim de incentivar as melhorias apontadas.
Nossa opinião
- O caminho é realmente a reativação da cooperativa. Não temos certeza, mas esta central de compras deve ter funcionado, vinculada à Associação, depois que a cooperativa deixou de funcionar, pois a função de abastecimento dos associados através da compra de insumos é uma função da próprio cooperativa. E esta só será viável se funcionar nas duas pontas, com a aquisição de insumos e com a venda da produção. O que fica faltando é uma educação cooperativista nos futuros associados. Isto pode ser feito através do SEBRAE e entidades cooperativistas. No Brasil todo tem mais de seis mil cooperativas, por que só em Patos não dá certo. Só pode ser por falta de educação cooperativista dos nossos trabalhadores. (LGLM)