Quase 100 apenados se matriculam para aulas do ensino fundamental e médio no Presídio Romero Nóbrega, em Patos
Teve início nesta segunda-feira, dia 08, as aulas de forma presencial para apenados que desejam cursar o ensino fundamental e médio no Presídio Procurador Romero Nóbrega, em Patos.
Os próprios apenados haviam realizado a reforma das salas de aulas que estão sendo utilizadas. Através de parceria com a 6ª Gerência Regional de Educação (6ª GRE), com a Pastoral Carcerária da Igreja Católica, bem como com outras instituições parceiras, as salas de aulas foram pintadas, cadeiras reformadas, ventiladores instalados e outros itens necessário para melhor acomodação dos apenados estudantes.
99 apenados se matricularam para receber aulas presenciais. Um número surpreendente e que entusiasmou os professores e demais envolvidos no processo de educação como ferramenta de transformação e de ressocialização permanente.
A Secretaria de Administração Penitenciária do Estado da Paraíba tem incentivado programas de ressocialização com foco na reinserção social que é tão necessária nos presídios de todo o Brasil.
“Já temos atualmente um apenado como estudante de ensino superior na modalidade EAD. Temos o foco de incentivar mais apenados para a educação e para dar oportunidades àqueles que querem buscar um novo caminho na sociedade. Queremos cada vez mais aumentar esse número de apenados buscando estudar na nossa unidade prisional. A retomada das aulas presenciais é motivo de muita alegria…”, relatou Charles Martins, diretor do presídio.
Nossa opinião
- Parabéns à direção do Romero Nóbrega e entidades parceiras por este esforço de ressocializar os apenados. Que eles sejam reintegrados na soci9adade como cidadãos e não despejados no meio social como bandidos irrecuperáveis. (LGLM)