Governo do Estado “colocou o carro na frente dos bois”!

By | 11/11/2021 4:47 pm

De que servem as câmeras sem que os Centros de Comando e Controle ainda estejam prontos?

Segurança: 392 câmeras de videomonitoramento já foram instaladas em Patos e outras cidades da PB

As cidades de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Campina Grande e Patos já contam com o funcionamento de 392 câmeras de videomonitoramento da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesds). A ação faz parte do projeto que compreende a instalação de 1.600 câmeras em todo o estado, diretamente ligadas aos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC), em fase de construção.

Os prédios vão unir as forças de Segurança da Paraíba e ainda outros órgãos do Estado e municípios em um mesmo ambiente, para otimização do atendimento prestado pelo Centro Integrado de Operações – Ciop.

A ação tem como objetivo diminuir o tempo de resposta à população, auxiliando no planejamento e execução de trabalhos de prevenção e repressão qualificadas à criminalidade, que envolvam os órgãos operativos de Segurança Pública. “Os investimentos em tecnologia são fundamentais para garantir a continuidade dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos. Os CICC vão elevar a sensação de segurança, porque conseguiremos dar uma resposta mais rápida das polícias no atendimento das ocorrências”, explicou o secretário Jean Nunes.

Segundo o gerente de Tecnologia da Informação da Sesds, Fabiano Abrantes Vieira, o Sistema de Monitoramento que inclui câmeras e os três Centros Integrados representa um investimento de R$ 100 milhões. Uma tecnologia de ponta, com inteligência artificial que vai interligar, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Detran, Departamento de Estradas e Rodagens (DER, Agência Executiva de Gestão de Águas (Aesa) e Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Secretaria de Educação, Receita Estadual, Autarquias de Trânsito e de Transporte Público, Companhia de Água e Esgoto, Companhia de Energia, Samu, Secretaria de Administração Penitenciária e Guardas Municipais, entre outros.

O que são os CICC – Os Centros têm base na Lei Complementar 111/2012, que estabelece uma unidade do Centro Integrado de Operações em cada Região Integrada de Segurança Pública (Reisp), e são uma ferramenta de gestão que envolve uma cadeia de comando com três componentes: autoridade, processo decisório e estrutura. Eles estão em fase de construção na capital, Campina Grande e Patos.

O objetivo é promover a sua atuação dos órgãos para o efetivo atendimento das demandas sociais relacionadas à área. Os ambientes serão dotados de estrutura física, aparato tecnológico, e pessoal com conhecimento e treinamento especiais. Por meio de ações interinstitucionais e de integração operacional, esses profissionais irão acelerar o processo decisório, respondendo às demandas de urgência e emergência, bem como gerenciamento de crises diante de incidentes que exijam a atuação complexa do Sistema de Defesa Social.

Nossa opinião

  • Muito importante a implantação deste serviço. Mas mais importante de que a instalação das câmeras era a construção e instalação dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC), Sem eles as câmeras vão ficar ociosas, se depreciando antes de entrar em efetivo funcionamento. (LGLM)

 

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *