(Ray Santana Assessoria, em Polêmica Patos)
A 10ª edição do Festival Cinema com Farinha, realizado em Patos (PB), entre os dias 24 e 27 de novembro, encerrou na noite desse sábado (27), na Praça Getúlio Vargas, com a exibição dos filmes da Mostra Minuto e Mostra Especial.
Essa também foi a noite da premiação dos filmes que foram votados pelo júri popular, via internet, e pela equipe de jurados oficiais para a Mostra Brasil, composta pelo ator Edilson Alves, a atriz Kassandra Brandão e o diretor de cinema Eduardo Moreira, e Mostra Paraíba, que teve como jurados a atriz Gabriela Logrado, o jornalista Mirvan Lúcio e o curador de cinema Sérgio Silveira.
Nessa última noite também foi exibido, dentro da programação cultural, o ‘Doc Show Derréis’, dirigido por Sara Andrade. O ilustre artista patoense esteve na praça acompanhando a exibição da sua história ao público.
“Concluímos mais uma edição com a certeza de que o festival alcançou seu propósito de levar o cinema independente às pessoas, em praça pública. Diversos filmes, oficinas, debates e realizadores do Audiovisual fizeram desta décima edição uma celebração cultural”, comentou Deleon Souto, organizador do Cinema com Farinha.
Programação variada
Ao longo de toda a semana foram realizadas oficinas de Cinema em Sala de Aula, com Deleon Souto; Cinema de Minuto, com Eduardo Moreira; Interpretação para Cinema, com Kassandra Brandão; e Produção de Documentários, com Ana Dinniz. Os resultados desses encontros foram exibidos no telão nessa noite de sábado.
Também foram realizados encontros ao vivo através do Instagram com os realizadores do festival, equipe de produção, diretores e atores, muitos deles à distância, em outros estados do Brasil e em outros países. Os momentos foram realizados com a mediação de Ray Santana, jornalista e produtor cultural, e Junior Misaki, escritor, ilustrador e jornalista, e contou ainda com a participação do pesquisador Flaubert Paiva como convidado.
Nas manhãs, de terça à sexta, foi exibida a Mostra Infantil em escolas da cidade de Patos. Entre os filmes estavam Biscoito de Barro, de Deleon Souto; Um Conto Indígena, de Rodrigo Soares Chaves; A Inacreditável História Do Milho Gigante, de Aldenor Pimentel; O presente de Mariazinha, de Deleon Souto; Uma Aventura na Caatinga, de Laercio Filho; e O elefante dos meus sonhos, de Ray Santana.
Também foi realizada uma Mostra Acessível com a exibição de filmes com acessibilidade comunicacional (audiodescrição, legendagem descritiva e libras) voltada para os alunos do Centro de Referência de Atendimento Especializado Irmã Benigna.
Todos os filmes exibidos no Festival estão disponíveis no canal do Cinema com Farinha 2021 e podem ser encontrados através do site cinemacomfarinha.com. Eles continuam no canal até este domingo (28).
A programação oficial do 10° Festival Cinema com Farinha foi realizado pela DS Produções, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet),do Governo Federal, e conta com patrocínio da CAGEPA por meio de edital lançado pelo Governo do Estado da Paraíba.
Confira a lista dos premiados nesta edição;
MOSTRA BRASIL
MELHOR FILME: CINE AURÉLIO
MELHOR DIREÇÃO: JASMIM TENUCCI (CÉU DE AGOSTO)
MELHOR ROTEIRO: KENNEL ROGIS E ALEXANDRE SOARES (CINE AURÉLIO)
MELHOR FOTOGRAFIA: JULIANO DUTRA (FLORÊNCIO GUERRA E SEU CAVALO)
MELHOR ATOR: MARCOS VERZA (FLORÊNCIO GUERRA E SEU CAVALO)
MELHOR ATRIZ: BADU MORAIS (CÉU DE AGOSTO)
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE: LUIZE CIDADE (FLORÊNCIO GUERRA E SEU CAVALO)
MELHOR TRILHA SONORA: DUCA DUARTE (FLORÊNCIO GUERRA E SEU CAVALO)
MELHOR MONTAGEM: KENNEL ROGIS (CINE AURÉLIO)
MELHOR SOM: NAPOLEÃO CUNHA (SOBRE NOSSAS CABEÇAS)
MELHOR FILME JURI POPULAR: FLORÊNCIO GUERRA E SEU CAVALO
MOSTRA PARAÍBA
MELHOR FILME: O QUE RESTA
MELHOR DIREÇÃO: NATHAN CIRINO – O QUE RESTA
MELHOR ROTEIRO: NATHAN CIRINO ALUÍZIO GUIMARÃES – O QUE RESTA
MELHOR FOTOGRAFIA: FELIPE LAVORATO – O QUE RESTA
MELHOR ATOR: ANDRÉ MORAIS – PRANTO
MELHOR ATRIZ: FUTURA LEONARDO – DELÍRIO
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE: ANA DINNIZ – FIM
MELHOR TRILHA SONORA: VITO QUINTANS – PRANTO
MELHOR MONTAGEM: JAIME GUIMARÃES – PRANTO
MELHOR SOM: ISADORA TORRES – FIM
MELHOR FILME JURI POPULAR: O QUE RESTA
PRÊMIO ESPECIAL:
AMIGO DO FESTIVAL: ELY MARQUES (IN MEMORIAN)
MENÇÃO HONROSA: CORAL DE JACKSON KAKITO