Auditoria do TCE-PB constata improcedência nas denúncias do vereador Josmá Oliveira e reconhece trabalho dos agentes de desinfecção em Patos

By | 08/12/2021 5:45 pm

Dentre os pontos observados pelo Tribunal de Contas está o pagamento das gratificações da covid, contratação dos agentes de desinfecção, e também a suposta existência de servidores fantasmas no PA Maria Marques.

(Ary RamalhoFonte com release do Coordecom, em 08/12/2021)
Foto Divulgação
Foto Divulgação

O secretário de Saúde de Patos, Leônidas Dias, esclarece que em razão de três denúncias do vereador Josmá Oliveira, o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba mandou representantes até a cidade de Patos para verificar as colocações do parlamentar.

Dentre os pontos observados pelo Tribunal de Contas está o pagamento das gratificações da covid, contratação dos agentes de desinfecção, e também a suposta existência de servidores fantasmas no PA Maria Marques.

Após visita in loco, a auditoria do TCE-PB emitiu relatório, inclusive destacando a importância e necessidade da contratação dos agentes de desinfecção. Portanto, neste ponto a denúncia de Josmá Oliveira tornou-se improcedente.

Em relação aos supostos funcionários fantasmas, o Tribunal de Contas também verificou que a denúncia não procede, e ainda atestou a existência dos mesmos, que na maioria são efetivos.

Já em se tratando das gratificações da covid, o Tribunal fez uma análise da gestão pública anterior e também da gestão atual. Constatou-se, portanto, que a gestão de Nabor Wanderley (2021), pagou o valor de 970 mil reais de gratificação covid para todos os servidores que estavam nos serviços de urgência e emergência.

O questionamento foi apenas para o pagamento da gratificação covid no valor de 16 mil reais, destinados para membros da Guarda Municipal, do Procon Municipal, e ainda para a assessoria jurídica da Secretaria de Meio Ambiente. Nestes casos, o tribunal entendia que tais funções não faziam parte do enfrentamento à Covid-19.

Contudo, a Prefeitura de Patos já está enviando a justificativa para o Tribunal de Contas, esclarecendo que os servidores da Guarda Municipal, Procon e Meio Ambiente, estavam trabalhando no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, por meio do trabalho de fiscalização da força-tarefa, legitimada por decreto que regulamentou a criação da mesma.

No geral, o secretário Leônidas Dias deixa claro que o relatório do TCE-PB apenas reforça a transparência dos serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde de Patos, bem como reconhece a importância dos trabalhos de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *