Bolsonaro acha pouco os seiscentos mil mortos pela COVID e não exige passaporte para quem quer entrar no Brasil

By | 08/12/2021 1:41 pm

Passaporte vacinal: Brasil vai na contramão de outros países ao não exigir comprovante; veja regras

Maioria dos países europeus e EUA exigem comprovação de vacinação e adotam novas restrições à entrada de estrangeiros para conter a disseminação das variantes do coronavírus

Embora o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, tenha anunciado nesta terça-feira, 7, a opção do governo federal de não exigir o chamado “passaporte de vacina” de viajantes que entrarem no país – é necessária quarentena de cinco dias e teste de covid-19 após o isolamento -, a maioria dos países exige comprovante de vacinação contra a doença causada pelo novo coronavírus e suas variantes.

Europa

Na Europa, a comprovação do 1º ciclo vacinal completo é exigida nos principais destinos visitados pelos brasileiros, como Espanha, Holanda, Bélgica, Alemanha, França, Finlândia e Eslováquia.

Aeroporto de Guarulhos
Governo Federal não vai exigir ‘passaporte de vacina’ para turistas que chegam ao País; medida vai na direção oposta das exigências de outros países Foto: Tiago Queiroz/Estadão

América do Sul

Entre os nossos vizinhos sul-americanos, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai também exigem o comprovante. No Chile, só poderão entrar turistas brasileiros com certificado de vacinação validado no Chile, além de cinco dias de isolamento. A imunização é considerada completa somente 14 dias depois da segunda dose ou da dose única da Janssen.

América do Norte

Nos Estados Unidos, a exigência de comprovação de imunização completa passou a valer desde 8 de novembro para todos os visitantes estrangeiros. Desde segunda-feira, 6, o país exige também teste de covid-19 negativo na véspera do voo. O tema, no entanto, é polêmico, como explica o advogado Mark Morais, do escritório de direito imigratório que leva seu nome em Miami, nos EUA.

“A obrigatoriedade da vacina vem gerando cada vez mais polêmica nos Estados Unidos, já que grande parte da população decidiu não se vacinar contra a covid-19, apesar dos constantes esforços e campanhas feitas pelo governo federal”, diz Morais, que também é ex-policial de Imigração e Alfândega no Aeroporto de Miami.

Medida ajuda no combate contra a quarta onda na Europa

Países europeus adotaram novas restrições de entrada de estrangeiros para conter a disseminação da 4ª onda de covid-19. “O tema é o ponto focal dos debates das medidas de proteção de fronteira, não apenas pela entrada das cepas já conhecidas no País, mas também visando retardar e mitigar o impacto de novas variantes desconhecidas, que podem ser muito agressivas, como a ômicron”, opina Wallace Casaca, matemático da Unesp e um dos responsáveis pela plataforma SP Covid-19 Info Tracker, que faz projeções da pandemia em São Paulo.

Na Inglaterra, as regras vão além da exigência de comprovação da cobertura vacinal. Antes de viajar, os passageiros vacinados, como os viajantes de qualquer nacionalidade que saíram do Brasil, devem agendar e pagar por um teste de PCR a ser feito no segundo dia após a chegada no país e, ainda, preencher o formulário de localização de passageiros. A pessoa só deverá deixar a quarentena se o resultado do teste for negativo. Se houver atraso para receber o teste de PCR, o viajante deverá ficar em quarentena até o resultado do teste sair ou por até 14 dias após a chegada, o que acontecer primeiro.

Regra semelhante é adotada na Dinamarca: O turista brasileiro deve realizar um teste dentro de 24 horas após a chegada ao país e isolar-se por dez dias, mesmo estando totalmente vacinado.

Desde 24 de agosto, passageiros totalmente vacinados vindos do Brasil poderão entrar na Espanha sem necessidade de realizar quarentena. Por outro lado, todos os passageiros devem passar por um exame de saúde no aeroporto de entrada que incluirá, no mínimo, uma medição de temperatura, uma verificação documental e uma verificação visual de seu estado. As autoridades de saúde podem realizar um teste de antígeno. Qualquer pessoa pode ter sua entrada negada por motivos de saúde pública.

Portugal é uma exceção, considerando turistas brasileiros. No caso específico de brasileiros ou pessoas vindas do Brasil, só é necessária a testagem negativa no aeroporto de entrada, estejam eles totalmente vacinados ou não.

“Os passageiros oriundos do Brasil podem continuar a viajar para Portugal, por qualquer motivo (incluindo turismo), como ocorre desde 1 de setembro, desde que apresentem teste COVID negativo (PCR ou teste rápido de antígeno, realizado, respetivamente, nas 72 ou 48 horas anteriores à hora do embarque)”, informa a embaixada de Portugal no Brasil.

Entrada proibida

Em alguns países, os brasileiros ainda não conseguem entrar nem vacinados. É o caso da Itália, Grécia e Hungria, Letônia, Luxemburgo e Suécia. No caso italiano, são aceitas exceções como portadores de passaporte do país, diplomatas, estudantes matriculados e profissionais de saúde a trabalho.

O comprovante de vacina passou a ser mais que um documento útil para as viagens, mas também um salvo-conduto para a vida 19 cotidiana. Na maioria dos países, mostrar o comprovante dá acesso a bares, hotéis, restaurantes, locais de turismo e outros lugares fechados. O certificado é um requisito imprescindível para entrar nos cinemas da França ou para visitar um museu na Espanha.

Nossa opinião

Enquanto o mundo todo exige medidas para não aumentar o número de mortos pela COVID, exigindo-as dos que querem entrar nos seus países, Bolsonaro quer facilitar a entrada de viajantes, como se não bastassem os mais de 600 mil mortos pela pandemia, no país. (LGLM)

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *