Bolsonaro sofre derrota na Câmara e projeto de sua autoria não avança

By | 09/12/2021 7:03 pm
Fotografia colorida do presidente Jair Bolsonaro. Ele é um homem branco, de cabelos lisos e grisalhos penteados para o ladoAlan Santos/PR
O plenário da Câmara negou urgência para a tramitação do projeto de autoria do então deputado Jair Bolsonaro, apresentado em 2016, e que prevê adoção de ações “contraterroristas”. Seriam necessários 257 votos, mas o governo obteve 228. Outros 199 parlamentares votaram contra.

A proposta foi reapresentada pelo deputado Vitor Hugo (PSL-GO), em 2019, mas é alvo de críticas da ONU e da própria Polícia Federal. O plenário vota hoje a urgência da matéria.

Para os opositores, o projeto é é uma ameaça aos movimentos sociais, cujas ações possam ser entendidas, caso aprovado, como atos terroristas. O projeto enfrenta resistências dentro do governo, entre integrantes da Polícia Federal e das Forças Armadas.

Em audiência pública na Câmara, o representante do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos na América do Sul, Jan Jarab, classificou o projeto como uma “verdadeira licença para matar”. Para ele, a proposta é muito ampla e vaga e “facilmente podem ser utilizados contra os movimentos sociais”.

Ele não concordou, por exemplo, com a criação da figura da Autoridade Nacional Contraterrorista, que ficaria centralizada no Poder Executivo, na Presidência da República.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *