Michelle voa em jato da FAB a São Paulo e leva 7 parentes a passeio

By | 19/12/2021 8:28 am

Decreto do presidente da República sobre voos de autoridades foi ignorado. De resto, a primeira-dama não é autoridade

(Ricardo Noblat,emMetrópoles,em 19/12/2021) 
Presidente Jair Bolsonaro (PL) e primeira-dama Michelle Bolsonaro desembarcam no Aeroporto Internacional de Doha, no Catar
Isac Nóbrega/PR
Foi em agosto último. O fato tornou-se público em outubro. Mas só agora, acionada pelo jornal GLOBO via Lei de Acesso à Informação, a Casa Civil da presidência da República admitiu que 7 parentes da primeira-dama Michelle Bolsonaro foram levados a passeio a São Paulo. Nenhum prestava serviços ao programa Pátria Voluntária, cujo Conselho é presidido por Michelle.

Compareceram à festa de aniversário de Augusto Fernandez, influenciador digital e maquiador de ambas. Fernandez, no dia seguinte, pegou uma carona no jato de volta a Brasília. Decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro no ano passado disciplinou o uso de aviões da FAB por autoridades que viajassem a serviço, e somente a serviço porque de outra maneira não pode.

Diz o decreto que “comitiva que acompanhe autoridade em avião do Comando da Aeronáutica terá estrita ligação com a agenda a ser cumprida, exceto em caso de emergência médica ou segurança”. Nenhum dos passageiros do voo corria risco de morte. Nenhum era da área de segurança. Michelle não é autoridade pública e por isso não pode requisitar avião. Damares é.

Correm duas investigações sobre o episódio, uma do Tribunal de Contas da União, outra do Ministério Público Federal. Ou melhor: as duas foram abertas, mas estão paradas à espera que tudo seja esquecido em breve.

Comentário

Comentário

Category: Últimas

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *