Ministro do STJ nega suspender investigação contra ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho na Operação Calvário

By | 20/12/2021 3:29 pm

O ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB). Foto: Dida Sampaio / Estadão

​O ministro Sebastião Reis Júnior, do Superior Tribunal de Justiça, negou pedido de liminar para suspender ação que tramita junto ao Tribunal de Justiça da Paraíba contra o ex-governador Ricardo Coutinho, derivada da Operação Calvário – investigação sobre desvios da Saúde e Educação no Estado.

O caso foi levado ao STJ após o Tribunal de Justiça paraibano, ao analisar denúncia do Ministério Público do Estado, notificar o ex-governador para que ele apresente defesa preliminar. Então, os advogados de Coutinho entraram com habeas corpus na corte superior pedindo que fosse reconhecida a competência da Justiça Eleitoral para analisar o caso.

O argumento da defesa é o de que a manutenção do processo na Justiça estadual configuraria constrangimento ilegal, uma vez que o julgamento das condutas descritas na denúncia caberia à Justiça Eleitoral. Em liminar, os advogados pediram que o procedimento em trâmite na corte paraibana fosse suspenso até que o STJ decida onde o caso deve tramitar.

Ao analisar o caso, o ministro Sebastião Reis ponderou que o deferimento de liminar em habeas corpus é ‘medida de caráter excepcional, cabível apenas quando a decisão impugnada estiver eivada de ilegalidade flagrante’.

“Após uma primeira análise dos autos, observa-se que a pretensão relativa ao reconhecimento da competência da Justiça Eleitoral não se compatibiliza com os requisitos do fumus boni iuris ou periculum in mora, indispensáveis à concessão da medida de urgência requerida”, destacou.

Segundo o magistrado, o pronunciamento do STJ sobre o tema deve ser precedido de informações do Tribunal Estadual e da manifestação do Ministério Público Federal.

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *