Enquanto os europeus incentivam vacinação de criança, no Brasil o Ministro da Saúde diz que morreu pouca criança para justificar vacina

By | 23/12/2021 5:19 pm

Países europeus ampliam restrições e aceleram vacinação para conter a Ômicron

Nova cepa ainda provocou a primeira morte na Alemanha; no Reino Unido, país mais afetado pela variante, o primeiro-ministro Boris Johnson hesita em anunciar medidas de fechamento antes do Natal

LONDRES – Mais três países europeus anunciaram nesta quinta-feira, 23, medidas restritivas contra o avanço da variante Ômicron do novo coronavírus no continente. Enquanto Itália Espanha voltaram a exigir o uso de máscaras em público, a Grécia baniu eventos até o dia 3 de janeiro. Em paralelo, os principais países do continente aceleram a vacinação de crianças e a aplicação de doses de reforço para tentar conter o avanço da variante.

A nova cepa ainda provocou a primeira morte na Alemanha. No Reino Unido, país mais afetado pela variante, o primeiro-ministro Boris Johnson hesita em anunciar medidas de fechamento antes do Natal.

A Espanha, com uma das taxas de vacinação mais altas da Europa, registrou 50 mil casos de covid ontem. O avanço da Ômicron fez com que as autoridades espanholas voltassem a exigir o uso de máscaras. Na Catalunha, o toque de recolher foi reinstalado pela Justiça.

 

Vacinação de crianças em Estrasburgo,na França
Vacinação de crianças em Estrasburgo,na França: países europeus aceleram imunização para deter a Ômicron Foto: SEBASTIEN BOZON / AFP

A Itália, outro país com um alto índice de imunização, além de voltar a exigir máscaras, diminuiu a validade do passaporte da vacina de nove para seis meses e, assim como a Grécia, também baniu eventos públicos. Segundo as autoridades sanitárias italianas, 28% dos casos no país já correspondem à nova cepa.

Estudos recentes indicam que a Ômicron pode driblar a imunidade oferecida por infecções prévias e vacinas, apesar de oferecer um risco de hospitalização menor. A variante aparenta ser mais contagiosa que as cepas anteriores do coronavírus, o que pode submeter o sistema de saúde a um perigoso estresse

A Alemanha confirmou nesta quinta-feira a primeira morte causada pela variante ômicron do coronavírus, que foi detectada em 25% mais casos do que no dia anterior. A  vítima é um paciente da faixa etária de 60 a 79 anos. Dos casos de covid-19 detectados no país até 22 de dezembro, 3.198 foram atribuídos à ômicron, sendo que 48 exigiram hospitalização.

 

Gregos usam máscara em Atenas: restrições voltaram para tentar impedir contágios de covid
Gregos usam máscara em Atenas: restrições voltaram para tentar impedir contágios de covid Foto: . REUTERS/Louiza Vradi

No Reino Unido, o premiê Boris Johnson enfrenta mais de 100 mil casos de covid por dia no país, com o sistema de saúde em risco pelo grande volume de pessoas infectadas. Pressionado por uma facção do seu próprio Partido Conservador para não tomar medidas mais severas, ele deve esperar o Natal para decidir por medidas mais restritivas.

Ampliação da vacinação em pauta

Além das restrições, autoridades europeias trabalham também com a ampliação da vacinação para conter a Ômicron, tanto com a aplicação de doses de reforço como com a imunização de crianças de 5 a 11 anos. A vacinação de menores de 12 anos começou na França, Alemanha, Grécia e Itália.

Nossa opinião

Enquanto na Europa, voltam a adotar medidas sanitárias contra a COVID 19 e intensificam vacinação de crianças, no Brasil, o Ministro da Saúde diz que morreram poucas crianças para justificar a vacinação em massa, a partir de cinco anos. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *