CONECTESUS DE VOLTA
O Ministério da Saúde informou em nota na noite desta quinta-feira (23) que o aplicativo ConecteSUS foi restabelecido após ter ficado fora do ar desde o dia 10 deste mês em decorrência de um ataque hacker. Segundo a pasta, a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 ainda pode apresentar instabilidade, devido ao grande volume de acessos.
SEM RATEIO
As prefeituras paraibanas não deverão fazer rateio dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) com os servidores da Educação este ano. A informação é do presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho. O novo Fundeb preceitua que, no mínimo, 70% dos recursos devem ser usados para pagamento da folha de profissionais de educação. A expectativa da Famup é de que 60% dos municípios paraibanos alcancem, este ano, o percentual de 70%.
SEM ÉRICO NA PARADA
Surpresa para uns, e para outros nem tanto, já que a Coluna já havia antecipado bem antes que o médico Érico Djan não seria candidato nas próximas eleições. A desistência de Érico deve mudar muita coisa no tabuleiro político local. Vamos ao comentário da coluna.
CORRIDA PELO VOTO
Tão logo o deputado Érico Djan anunciou que não disputará reeleição, eleitores seus, frustrados com a notícia, foram pegos de surpresa, mas não perderam tempo. Já se tem notícia que alguns já estão procurando outros pretensos candidatos para lhes oferecer apoio em troca de benesses, claro.
Esse é considerado o voto mais caro e mais sem futuro do mundo.
FAZ TOTAL SENTIDO
O deputado estadual Érico Djan (Cidadania) teceu duras críticas aos vereadores de Patos em entrevista a uma emissora de rádio nesta quinta-feira (23). Érico afirmou que a maioria só enxerga os problemas de competência do Governo do Estado, mas ignoram os que ainda não foram resolvidos pela Prefeitura. Para ele, em tom de desabafo, a pouca atuação da Câmara deixa a política mais pobre reforçando que, sem união política, a cidade dificilmente vai voltar a crescer. Segundo Dr. Érico, é mais fácil fazer política atirando pedras do que resolvendo problemas. Vejam o nosso o comentário.
OPOSIÇÃO DECLARADA
A vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) entrou na onda de movimentos para virar o ano com definições político-eleitorais e já faz oposição a João Azevêdo de forma quase declarada. Nas redes sociais, ontem (22), foi metafórica, mas direta no que pensa sobre o governo, diga-se de passagem, que sempre fez parte. No texto da postagem, afirmou: “A Paraíba é mulher. A mulher que se fortalece nas adversidades. A Paraíba anda sofrida, mas ela vai voltar a sorrir!”.
Se ainda fosse governista, diria que o governo que ela faz parte gerou milhares de empregos, etc. Como já se considera do outro lado, constrói o discurso a partir de outra perspectiva.
REFORÇO DE PESO
Pelo andar da carruagem, o partido Republicanos deverá ganhar importante reforço. É que o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, manteve reunião com o presidente do partido na Paraíba, deputado federal Hugo Motta, e ficou super animado com a ideia. “Eu tive uma boa conversa com o presidente do Republicanos e fiquei entusiasmado com a possibilidade de transferir minha filiação partidária para esse partido. Vamos ver. Temos ainda um tempo a ser vencido”, disse Galdino. Mas existem outras legendas interessadas na “contratação” do presidente do Legislativo. “Confesso que tenho uma simpatia pelo Avante. Mas vamos seguir avaliando o melhor caminho,” destacou.
REVOLTA DE BOLSONARO
SUBIU A CABEÇA
Afeito ao poder, e com o poder subindo a cabeça, o vereador Josmá Oliveira lançou sua pré-candidatura a deputado estadual pelo Patriota. Sonha com uma cadeira na Assembleia, mas em se tratando de sonho é bom que se diga que é só dormir, depois acorda e percebe quão duro é a realidade.
Mande sua sugestão de comentários para coluna, vídeos-denúncia ou fato que mereça registro especial. (083) 9 8890 8477.