Queiroga terá de explicar como SUS vai lidar com milhões de pedidos de receita para vacinar criança contra Covid, dizem técnicos da Anvisa

By | 24/12/2021 10:19 am

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga e o presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia em Brasília. — Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

TOPOIntegrantes da Anvisa ouvidos pelo blog nesta sexta-feira (24) viram uma mudança de tom do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao afirmar, na quinta, que a vacinação de crianças contra Covid pode começar em um prazo “bastante curto”.

Esses técnicos dizem, entretanto, que exigência de receita médica, aventada pelo ministro, “burocratiza” imunização, principalmente para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nas palavras de um diretor da agência, cabe ao Ministério da Saúde explicar como se dará a logística para lidar com os milhões de pedidos de receita que chegarão ao SUS.

Segundo o blog apurou, toda vacina autorizada é aplicada sob prescrição médica. Entretanto, quando ela é incorporada no programa de saúde pública, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) passa a exercer essa função. Por isso, as pessoas podem tomar as vacinas sem a necessidade de ter uma prescrição médica individual.

A vacinação nunca exigiu prescrição médica pois, quando uma vacina é incorporada SUS, o PNI passa a determinar quem pode tomar e quem não pode tomar.

Ou seja, na avaliação de especialistas da área, ao exigir receita do que é do SUS, busca-se transferir algo que é intransferível na gestão pública: responsabilidade.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *