O ex-prefeito de Patos, Lenildo Morais, confirmou nesta terça-feira (28), no programa Hora Onze, da Rádio Universidade FM de Patos, que o partido dos trabalhadores deve oficializar em uma reunião do diretório marcada para esta quarta-feira (29), o nome do vereador Zé Gonçalves como pré-candidato a deputado estadual nas eleições de 2022.
Segundo Lenildo, a pré-candidatura de Zé Gonçalves faz parte da estratégia do partido para as eleições do próximo ano, com o objetivo de fortalecer a candidatura do ex-presidente Lula a presidência da república no próximo ano.
“Nós estaremos realizando amanhã (29/12), uma reunião do diretório municipal do PT de Patos, onde estaremos definindo toda a estratégia para a criação dos comitês e o fortalecimento da candidatura de Lula em Patos e região. Da mesma forma organizando também o nome do companheiro Zé Gonçalves para deputado estadual”, disse Lenildo Morais.
Lenildo também pontuou que a orientação partidária é de que o partido forme o palanque em 2022 com a indicação de candidaturas a deputado estadual e a deputado federal nos principais municípios da Paraíba, e que o partido também discutirá o nome a ser apresentado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados no próximo ano, representando Patos e Região.
Nossa opinião
Isto é uma estratégia que sempre foi usada pelos partidos de esquerda. Lançar candidatos a deputado, mesmo sem nenhuma chance de eleição, para ajudar a eleição daqueles que tinham mais chance. Em 1990, fomos candidato a deputado estadual pelo PT, sem nenhuma chance de eleição. Mas os pouco mais de 700 votos que tiramos naquela época ajudou a eleger o deputado Chico Lopes, primeiro deputado estadual eleito pelo PT na Paraíba. E naquela época a gente entrava com a coragem e a cara. Hoje tem sempre uma “ajudazinha” dos Fundos Partidário e Eleitoral. Claro que Zé Gonçalves pode surpreender e conseguir se eleger deputado estadual, desde que mobilize, por exemplo, os sindicatos de servidores públicos de todo o Estado. (LGLM)