Greve de servidores públicos por aumento deixa Guedes em pânico

By | 29/12/2021 3:56 pm

Quem pariu Mateus que o blance…

Ricardo Noblat, no Metrópoles, em
Igo Estrela/Metrópoles
Está marcada para hoje, em Brasília, a reunião de representantes de diversas categorias do serviço público federal para discutir uma campanha por reajuste salarial no ano que vemEntre as ações a serem examinadas, uma greve geral de um ou dois dias que forçaria o governo a abrir o diálogo com os servidores.

Paulo Guedes, ministro da Economia, está em pânico com isso. Receia que o presidente Jair Bolsonaro ceda às pressões e negocie aumentos. Foi ele que abriu a cancela para que passasse parte da manada ao reajustar os salários da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e de agentes comunitários de saúde.

Ora, se a cancela foi levantada uma vez, por que não levantá-la para beneficiar quem está com o salário congelado há 4 anos? E se a cancela federal foi suspensa, por que não o serão as cancelas estaduais e municipais? Aí o país simplesmente quebraria, segundo escreveu Guedes em carta a Bolsonaro e ministros.

Com a carta, Guedes quer marcar posição, não mais que isso. Há muito tempo que já não comanda a economia. Entrou de férias para nem estar em Brasília quando o Congresso, a pedido de Bolsonaro, reservou 1,7 bilhão de reais no Orçamento de 2022 para fazer a alegria de uma fatia de sua base eleitoral.

Na célebre reunião ministerial de 22 de abril passado, foi o próprio Guedes quem disse estar disposto a gastar mais para reeleger Bolsonaro. O presidente acreditou e tocou em frente. Responsabilidade fiscal nunca esteve na agenda dele. Foi uma invenção de Guedes para atrair os votos do mercado financeiro.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *