(Blog do Jordan Bezerra, em 05/01/2022)
O médico Pedro Augusto Dias Timóteo, diretor clínico do Complexo Hospitalar Regional de Patos Deputado Janduy Carneiro-CHRPDJC, falou ao jornalista Misael Nóbrega, em participação no jornal Notícias da manhã, da Rádio Espinharas FM de Patos 97,9, sobre os cuidados que a população deve tomar com relação ao vírus da H3N2.
Segundo o diretor, a fase da proliferação do vírus H3N2 acontece durante a fase assintomática da doença, fato que ocorre de forma simular as reações do novo coronavírus e outras doenças virais transmitidas por meio de gotículas de saliva.
“As doenças virais na fase inicial são assintomáticas, o vírus entra na sua célula, começa a se replicar, até que vem a fase sintomática da doença. As doenças respiratórias, entre elas a Covid e a Influenza, elas têm basicamente os mesmos sintomas, que são: coriza, febre, dor no corpo, fastio e pacientes prostrados”, explicou Dr. Pedro Augusto.
O diretor acrescentou que a orientação inicial é que tão logo ocorram os sintomas, o paciente mantenha um período de quarentena, pois o H3N2 é um sorotipo novo e as pessoas não tem nenhum tipo de anticorpos contra o vírus, o que implica dizer que podemos ter um grau de transmissibilidade bastante alto.
Pedro Augusto explicou também que mesmo as pessoas vacinadas contra a H1N1, precisam se manter em repouso, hidratada, uso de analgésico, vitaminas, boa alimentação e regularidade no sono, para manter alta a imunidade do corpo.
Ele orientou além do isolamento, os cuidados sanitários necessários, utilização da máscara e a realização do teste, para comprovar o vírus adquirido pelo paciente e o melhor tratamento para cada caso.
Nossa opinião
- Vale acrescentar que ainda não existe vacina que imunize contra a gripe H3N2, que só deve ser lançada em março próximo, segundo informações recentes. (LGLM)