PROTESTO INÓCUO
A radicalização nunca será bem-vinda sob nenhuma hipótese. Pelo menos três viaturas da Polícia Militar tiveram os pneus rasgados na Capital nesta quarta-feira (5). Algumas das viaturas, tiveram os quatro pneus cortados. A polícia não quis dar mais informações, e ainda não se sabe se a ação foi causada por vândalos ou como forma de protesto por parte dos policiais devido ao impasse relacionado à remuneração, carreira e aposentadoria, com o governo do Estado.
A forma como foram cortados torna impossível a recuperação dos pneus, que terão que ser substituídos por outros. Desta forma, os veículos ficam impossibilitados de atender possíveis ocorrências ou ser utilizados em rondas. Outra ação semelhante foi registrada no posto de polícia do Colinas do Sul. Neste caso, foram quatro viaturas.
Este tipo de protesto, além de ultrapassado, em nada adianta e só causa prejuízos aos cofres públicos e deixa ainda mais a população sem segurança. Protesto inócuo.
ONDA DE CRIMES EM PATOS
NEM PROMESSA CUMPRE
O presidente mostrou que é ruim até de cumprir promessas, a maioria delas indigestas para população. Em três anos de mandato, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpriu uma de cada três promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018, ou seja, 1/3 apenas. Levantamento exclusivo feito pelo g1 mostra que 20 de 58 compromissos assumidos pelo então candidato, eleito para um mandato de quatro anos, foram integralmente cumpridos. Isso corresponde a 34% do total.
SEM VERBAS
E por falar em promessas, o clima azedou de vez entre partidos que dão apoio ao governo de Bolsonaro. Parlamentares estão insatisfeitos com a falta de compromisso do governo na liberação de emendas parlamentares. A cifra chega a quase R$ 600 milhões para projetos patrocinados por parlamentares nos estados. O deputado Hugo Motta, líder do Republicanos, é um dos que passou a cobrar a demissão da ministra Flávia Arruda, da Secretaria de Governo, segundo a coluna de Malu Gaspar, em O Globo.
A queixa é que ela conhece a ‘realidade dos parlamentares’, já que é deputada federal, é integrante do PL, novo partido do presidente, e também é ex-presidente da Comissão Mista de Orçamento. Por isso, o clima estaria azedo até entre integrantes do seu partido e do PP, que junto ao Republicanos fazem o tripé de sustentação do governo Bolsonaro no Congresso.
NA BRONCA
A discussão, segundo Malu Gaspar, tem acontecido em grupos de whatsapp. Em mensagem postada no grupo na semana passada, Hugo Motta teria avisado aos colegas que, a partir de agora, defenderá a demissão da ministra e que o governo que não conte com ele, nem com seu partido. “Na minha bancada não tem um deputado satisfeito. Não é só questão de orçamento, mas também uma falta de respeito na relação com os deputados da base”, disse Hugo Motta (Republicanos-PB) ao Globo. “A gente quer um ministro que cumpra os acordos”, completou.
ALERTA GERAL EM PATOS
PERIGO DA H3N2
Preocupante ver a Unidade de Pronto Atendimento de Patos completamente lotada com pessoas se queixando de síndromes respiratórias. Além do perigo da Covid-19, já há aumento atestado de casos da H3N2, a Influenza A.
A Paraíba registrou 59 casos do H3N2 desde o início de dezembro e até esta terça-feira (4). O número faz parte das 458 amostras para Influenza que foram processadas. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 68 amostras foram detectáveis para Influenza A, sendo 59 para o subtitpo H3N2. Do total, quatro (5,9%) foram hospitalizados com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Não há registro de óbitos para Influenza na Paraíba.
APOIO NA ESTRADA
Francisca Motta continua com os pés na estrada e ganhando redutos. Ao lado do prefeito Nabor Wanderley, a ex-deputada Francisca Motta viajou até a cidade de Imaculada para participar da inauguração da Policlínica Drº Raul Torres Dantas, uma das ações alusivas às comemorações dos 57 anos de emancipação política do município. “É nítido o zelo que a gestão tem por seu município, que na oportunidade inaugurou a policlínica”, disse ela.
Mas, entre a agenda administrativa, Chica Motta acabou participando de uma ação política com a demonstração de apoio do prefeito Luciano, vice-prefeito Ribinha, além dos ex-prefeitos Dada e Ribamar, e os vereadores Alexandre, Lúcia Pires, entre outros, que declararam apoio a sua pré-candidatura a deputada estadual.
TRABALHO DOS CANDIDATOS
O GORDINHO VEM AÍ
Ficou bastante animado o empresário e tabelião Gustavo Wanderley com uma pesquisa interna entregue a ele. O cenário sem o deputado Érico Djan melhora bastante para o seu lado e a pesquisa mostrou que os votos deixados para trás pelo deputado migrariam mais para Gustavo que para Ramonilson. A depender da pesquisa, vai pra disputa sim por uma vaga na Assembleia Legislativa.
É explicável: boa parte do eleitorado de Érico Djan fez ou faz parte da base de Dinaldo Wanderley (saudoso). Sem falar que Érico sempre foi da base de apoio a Dinaldo.
DECADÊNCIA TOTAL
Triste ver o Patos Tênis Clube em decadência diante de inúmeros problemas financeiros. O clube hoje está abandonado e impedido de fazer grandes shows por força da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público Estadual por falta da infraestrutura necessária. O espaço com quase 6.000 metros quadrados está à venda, mas aguarda propostas ou mesmo reestruturação total para funcionar como casa de shows. Seria necessário cerca de R$ 300.000,00 para atender a demanda de estruturação necessária.
FLAGRANTE POLÍTICO
Quem foi visto numa roda de conversas foi o prefeito de São Mamede Umberto Jefferson ao lado do superintendente do Patos Prev, advogado André Guedes, e do procurador do Patos Prev, Paulo Medeiros. Chegou à coluna a informação que o assunto do bate-papo foi política e passou por articulações. Guedes é forte aliado e correligionário de partido do deputado Hugo Motta (Republicanos). Guedes é reconhecido como um dos grandes articuladores do Grupo Motta. Tem boi na linha, pode acreditar.