Coronel reformado da PMPB, João Bezerra da Nóbrega. faleceu na madrugada desta segunda-feira, 24 de janeiro.. O coronel João Bezerra da Nóbrega (cel Nóbrega ), acometido de alzheimer, em hospital nesta capital.
Ó saudoso oficial era casado com dona Nereuda, deixando os filhos: Andrei, Silvana, Eric e Joana. Natural de Santa Luzia, residiu a maior parte de sua vida na cidade de Patos, onde serviu no 3° BPM, iniciando sua vida, aí, como praça, e chegando ao oficialato, através de concurso público ao CFO, até atingir o posto mais alto da corporação, após concluir os cursos do CAO e CSP.
Licenciado em Letras, com graduação em gestão estratégica de segurança pública, pela UNEB, além de outras especialidades.
Coronel Nóbrega honrava a farda e sempre se pautava pelo companheirismo na tropa, fosse praça ou oficial. mais um amigo, de velhos tempos de jornada que se vai…
Nato (sici), por natureza, logo cedo se sobressaia nos estudos, desde o Diocesano de Padre Vieira aos tempos do Colégio Estadual de Patos, e como não poderia deixar de ser, notabilizava-se como uma grata surpresa, como escritor.
Dentre as suas obras, destacamos: “Terra do Sol “, onde narra o drama dos sertanejos diante das agruras e intempéries do dia a dia, em épocas passadas, e “Lampião e as volantes paraibanas”, onde resgata o sofrimento das populações nordestinas assoladas pelos bandos de Lampião e as lutas de nossas volantes (força pública e hoje, PMPB) contra o cangaço. Seu acervo cultural, hoje, enriquece “os bancos de dados da memória ” de instituições de ensino, inclusive superiores, a exemplo do Centro de Ensino da Polícia Militar do Estado da Paraiba.. localizado no bairro de Mangabeira.
À família enlutada e amigos, nossos sinceros votos de pesar, por perda tão significativa…
Nossa opinião
Foi durante muito tempo frequentador habitual da Cultura, banca de revista de Romildo, no edificio Estevam, frequentada por todos os intelectuais patoenses. Nós o conhecemos na adolescência e continuamos a encontra-lo já depois de coronel, principalmente na Cultura. Grande figura humana. Nossas condolências a todos os familiares. (LGLM)