Declaração de presidente do PSB sobre federação gera mal-estar no partido e no PT

By | 07/02/2022 7:01 am

Carlos Siqueira disse à Folha que instrumento teria dificuldade de ser aprovado na sigla e é contestado por senador e governador

A declaração do presidente do PSB, Carlos Siqueira, à Folha, de que uma federação com o PT teria dificuldade de ser aprovada no partido nos termos atuais da negociação gerou mal-estar e provocou reações na própria legenda e entre petistas.

Ao Painel, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB-PE), diz que a maior parte do partido apoia a ideia da federação, em sentido contrário à fala de Siqueira.

“Apoio a federação e o governador Flávio Dino (Maranhão) também. Há uma maioria de diretórios estaduais a favor, em torno de 17”, afirma Câmara.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB). – Hélia Scheppa/SEI

No PT, houve forte incômodo com a declaração de Siqueira. O senador Humberto Costa (PT-PE) afirma que a fala do presidente do PSB desagrega as siglas que trabalham para formar a união, que também é discutida com o PC do B e o PV.

0
O senador Humberto Costa (PT-PE) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reunião do diretório nacional do PT. – Zanone Fraissat/Folhapress

Costa também reclama da cobrança de “reciprocidade” que Siqueira fez com relação ao PT.

“Não cabe a colocação de que não há reciprocidade. Entendemos que o PT fez um gesto muito grande no que diz respeito a Pernambuco [ao abrir mão da candidatura do senador para apoiar o candidato do PSB]. Eu estava em primeiro lugar nas pesquisas”, avalia.

O senador avalia que isso deve ser levado em consideração na negociação sobre outros estados. Diz ainda que os estados onde o PSB apoiará candidatos a governador do PT —Bahia, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte— são locais em que os pessebistas não teriam candidatura própria.

“Não podemos aceitar essa forma pouco respeitosa com que tem sido tratada a demanda do PT em São Paulo. Respeitamos a demanda do PSB, mas quem tem condição de ganhar a eleição no nosso campo é o [Fernando] Haddad (PT-SP)”, continua Costa.

O parlamentar ainda reclama do fato de Siqueira ter dito que é “provável” que o PSB vai apoiar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e não ser categórico de que se aliará ao petista.

“Isso é uma coisa que tinha que estar declarada. [Se não for possível ter o apoio], nós podemos rediscutir os acordos [nos estados], o que a gente já abriu mão.”

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *