VOCÊ NÃO PODE PERDER – QUARTA, 09 – A bagunça dos mototáxis e o efeito das pesquisas (com comentário)

By | 10/02/2022 10:39 am

 Por Vicente Conserva – 40 Graus    Quarta-Feira, 9 de Fevereiro de 2022

 

MUDANÇAS VIÁRIAS

A STTrans pretende fazer em breve uma modificação importante no trânsito para melhorar o tráfego viário de nossa cidade. Vai fazer a retirada do canteiro central da Avenida Pedro Firmino entre as ruas Rui Barbosa e Leôncio Wanderley. A intenção é possibilitar uma terceira faixa para que dê mais fluidez ao tráfego, bem como a faixa da esquerda para os veículos que vão adentrar na Leôncio Wanderley.

Ali tem um verdadeiro gargalo mesmo que a avenida seja sentido único naquele trecho. Necessária e bem pensada a mudança. Já está em tempo.

 

A BAGUNÇA DOS MOTOTAXIS

 

 

FALTOU A AULA

Circula na internet o nosso presidente Jair Bolsonaro em um stand de tiro tentando mostrar suas habilidades de tiro ao alvo. Pelo visto, é um péssimo atirador, pois nem manusear a arma sabe. Foi preciso o filho e um instrutor avisa-lo que ele não tinha destravado a pistola. Logo ele que é tão incentivador de armar a população. Tire você mesmo suas conclusões.

 

SUPERFATURAMENTO ELEITORAL

Os correligionários animados com seus postulantes já andam alardeando contas de votos de candidatos de Patos. A animação é tão grande que superfaturam a potencialidade eleitoral mesmo nem sabendo quem são de fato ainda os candidatos e estando a mais de 6 meses das eleições. Pelas contas deles já recebidas pela coluna, Francisca Motta seria a mais votada com 18 mil votos, algo que ela nunca conseguiu antes, Ramonilson Alves chegando a 16 mil e Jamerson Ferreira (federal) na casa dos 12 mil. O restante ficaria na rabeira. Esqueceram de contar os votos de Hugo Motta.

Realmente essa gente parece entender pouco da lógica da Terra de Major Migué onde mais de 200 candidatos são votados e num eleitorado que não passa de 58 mil votantes, vai faltar voto para tanta gente. É tudo muito prematuro fazer contas agora.

MINISTRO NORDESTINEZ

O ministro do turismo, Gilson Machado, ontem (8) no Rio Grande do Norte, ao lado de Bolsonaro, tentou “entonar” uma linguagem “extralinguística nordestinez,” e quase deu certo.

 

A FAROFA DE EFRAIM

Mesmo tendo anunciado a adesão de 125 prefeitos paraibanos a sua pré-candidatura ao Senado e já feito alarde de pré-candidatura mais que todos, o deputado federal Efraim Filho (DEM), não conseguiu avançar em pesquisa divulgada pelo Instituto Datavox. De acordo com os números, Efraim perdeu quase 4 pontos percentuais em relação à pesquisa realizada em novembro passado. O deputado caiu de 15% para 11,3%. Já o também pré-candidato ao Senado, Aguinaldo Ribeiro (PP), caiu quase 2%, de 8,9% para 7%, mas, nesse caso, dentro da margem de erro. Sem falar que Ricardo mal aparece e já chega bem à frente com 21%.

É muita farofa para quem tanto alardeou apoio, mas não tem convencido o eleitorado muito menos João que não se empolgou ainda nem um pouco com seu nome.

CENÁRIO PARA SENADOR

 

 

CANÁRIO NA PINDURA

273679319_2158474767635740_8224234731051972309_n

Creio que toda ajuda é bem-vinda, mas é claro que de algumas partes você espera sempre mais. A Junta Governativa do Nacional de Patos postou agradecimentos a agentes públicos que ajudaram o clube neste momento difícil. O primeiro veio ao empresário, não prefeito de Catingueira, Suélio, que vem doando ao clube a feira dos jogadores e comissão, desde há alguns meses, e ainda auxílio financeiro para hospedagem. O outro agradecimento foi para o deputado Érico Djan que doou R$ 5 mil. Até aí tudo bem.

273552481_2158562064293677_2532952292086515119_n

Na tentativa, porém, de transparecer que era isenta, sem compromisso político com ninguém, a Junta agradeceu 500 CONTOS doados pelo ex-juiz Ramonilson Alves, que além de aposentado como juiz, com salário farto, ainda é advogado e teria condições de oferecer quantia bem mais generosa.

Ou seja, R$ 500 para alguém abastardo é migalha. Se for assim, coloquem os nomes dos torcedores que doaram infinitamente mais através de PIX.

A CRIA DE BOLSONARO

Talvez não tivesse nome melhor para representar as ideias bolsonaristas na Paraíba. Como nenhum pré-candidato ao governo até agora tinha demonstrado interesse em receber apoio do senhor presidente, sobrou para o pré-candidato ao Governo do Estado Nilvan Ferreira (PTB), que se encontrou nesta terça-feira (8), com o presidente da República Jair Bolsonaro (PL), em São José de Piranhas, no Sertão paraibano.

Nilvam-e-Bolsonaro (1)

O comunicador foi levado ao encontro de Jair Bolsonaro pelo presidente estadual do PL, o deputado federal Wellington Roberto e apresentado ao chefe do executivo como uma das opções para representar o ‘bolsonarismo’ na disputa pelo Governo do Estado. Antes da visita, o parlamentar declarou que vai apoiar a candidatura de Nilvan na disputa ao cargo de governador.

Perfeito: um nasceu para o outro. Aí é a chamada panela e o texto (tampa). Só assim Bolsonaro garante palanque no Estado.

CENÁRIO PARA GOVERNADOR

 

 

TUDO APROVADO

O Tribunal de Contas do Estado aprovou nesta quarta-feira (09) a última conta pendente de aprovação da ex-prefeita Francisca Motta. Por unanimidade, foram aprovadas as contas de 2016.

 

PODER DA CÂMARA

Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (8), o Ministério Público Federal (MPF) manifestou-se contra reclamação apresentada pelo estado de Goiás que questiona julgamento proferido pelo Tribunal de Justiça goiano (TJGO). Na decisão, o TJGO confirmou que o Tribunal de Contas de Goiás não tem competência para o julgar as contas dos prefeitos, função que compete às câmaras municipais. O MPF reforça a tese de repercussão geral fixada pelo STF: compete exclusivamente às câmaras municipais julgar as contas de governo e as contas de gestão dos prefeitos, cabendo ao Tribunal de Contas auxiliar o Poder Legislativo municipal, emitindo parecer prévio e opinativo.

O mesmo pensamento serve para os governadores. Cabe estritamente às assembleias tal responsabilidade. E Ricardo Coutinho no compasso de espera.

 

MIRANDO EM LULA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o líder nas pesquisas de opinião feitas entre o eleitorado nordestino. O levantamento mais recente, realizado em dezembro pelo Ipec, mostra que Bolsonaro tem 15% de intenções de voto no Nordeste, contra 21% no país todo. O petista, por sua vez, passa de 48% para 63% na região. No caso de Moro, o índice cai de 6% para 3%. Ciro Gomes (PDT), tem um pequeno avanço, dentro da margem de erro, de 5% para 6%. João Doria (PSDB) permanece em 2%.

JairBolsonaro-SergioMoro-Moro-FrenteBrasil-Violencia-211-scaled

Sendo assim, todos estão mirando nos votos de Lula. Os principais pré-candidatos à Presidência deram início a uma corrida para tentar ganhar campo no Nordeste, segunda maior região em número de eleitores, com 39 milhões, atrás apenas do Sudeste, que reúne 62 milhões deles. O presidente Bolsonaro e o ex-ministro Sergio Moro embarcaram nesta semana para estados nordestinos, destino da primeira viagem de João Doria (PSDB) assim que deixar o governo de São Paulo, em abril.

Pense numa tarefa difícil pelas bandas de cá.

 

CANETA MALVADA

Foi publicada na edição desta quarta-feira (9) do Diário Oficial do Estado (DOE) de Joseildo Alves dos Santos, conhecido como Galego do Leite. Ele ocupava o cargo de secretário executivo de Estado do Desenvolvimento e da Articulação Municipal. Galego foi vereador de Campina Grande por dois mandatos e é aliado do senador Veneziano Vital, presidente da legenda na Paraíba. A exoneração ocorre após a reunião entre Veneziano e a cúpula que lidera o PT do Estado. Veneziano buscaria aliança com o partido para se lançar pré-candidato ao Governo do Estado contra o governador João Azevêdo (Cidadania).

joao-veneziano

A caneta malvada de João já começou a funcionar.

Mande sua sugestão de comentários para coluna, vídeos-denúncia ou fato que mereça registro especial. (083) 9 8890 8477.

Nossa opinião

  • Com relação à performance de Efraim Morais, na última pesquisa de intenção de voto, temos uma sugestão de motivo. Ele alega que recebeu a adesão de 125 prefeitos, paraibanos. Será que os eleitores destes prefeitos estão sabendo disso? (LGLM)

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *