Prefeito de Patos decide extinguir a FUNDAP após denúncia de “rachadinha” no órgão (com comentário)

By | 11/02/2022 5:40 pm

O jornal Notícias da Manhã, levado ao ar pela Rádio Espinharas FM, trouxe nesta sexta-feira, dia 11, que a Fundação Cultural de Patos (FUNDAP) será extinta.

(Jozivan Antero – Polêmica Patos, com informações do Notícias da Manhã, seguido de comentário nosso)

facebook sharing button
sharethis sharing button

Prefeito Nabor Wanderley

O jornal Notícias da Manhã, levado ao ar pela Rádio Espinharas FM, trouxe nesta sexta-feira, dia 11, que a Fundação Cultural de Patos (FUNDAP) será extinta. A decisão do prefeito de Patos, Nabor Wanderley, se deu após o episódio de denúncia de “rachadinha”, cujo áudio vazado nas redes sociais, traz a conversa de dois prestadores de serviço do município sobre um pagamento que seria creditado na conta de um deles e que após sacar R$ 500,00 do valor, o restante deveria ser repassado ao presidente da FUNDAP.

Depois da celeuma, o caso culminou com a exoneração nesta quinta-feira, dia 10, do presidente da FUNDAP, Marcelo Lima. Em ato contínuo, foi nomeado de forma interina, até que tudo seja esclarecido, o secretário de esportes e turismo, José Francisco de Sousa (Zeca). O ato de exoneração do presidente Marcelo Lima e nomeação de Zeca foi publicado no Diário Oficial.

Porém, pelo desgaste político do episódio, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), resolveu extinguir a FUNDAP. A informação foi divulgada na manhã desta sexta pelo jornalista Misael Nóbrega, durante apresentação do jornal radiofônico. Segundo Misael, que conversou com uma pessoa do primeiro escalão do governo municipal, que não pediu reserva, Nabor já solicitou a confecção do projeto de extinção, que começou a ser elaborado, de forma urgente, na noite da quinta-feira por uma equipe técnica de sua gestão e que em breve o município estará anunciando, oficialmente, da decisão.

A FUNDAP tem por função cuidar da política municipal de cultura que inclui a realização de eventos, bem como, buscar o desenvolvimento de projetos e parceria em visão da divulgação do município. E, por competência –  Incentivar a realização de atividades culturais, folclóricas e eventos relacionados ao turismo, além de buscar parcerias e projetos, dentre outras atribuições.

Nossa opinião

Segundo soubemos, Nabor teria dito a colegas de imprensa que já vinha pensando em extinguir a FUNDAP pois na administração já existia uma estrutura, uma secretaria executiva de Cultura, com finalidade semelhante e com quadro parecido. Não teria sentido realmente manter as duas estruturas. Só que a FUNDAP tinha mais agilidade para exercer a função de incentivo à cultura, podendo inclusive, fazer parceria com entidades privadas e conseguir recursos para a sua atuação. Só que, pelo que sabemos, custa um pouco mais caro do que a secretaria executiva de cultura. Entendemos que a estrutura da FUNDAP poderia ser enxuta, mas a fundação deveria ser mantida pela sua maior agilidade e ser dirigida por alguém realmente ligada à cultura patoense. Por outro lado, esta secretaria executiva de cultura é que deveria ser extinta. Que não seja a pretensa “rachadinha” motivo para extinção da FUNDAP, senão, daqui a pouco, a cada “rachadinha” descoberta teria que se fechar outro órgão. como na história do sofá. O que a gestão deve ter mais cuidado é na hora de escolher os seus auxiliares e haver uma auditoria que apure todas as denúncias que se fizerem de prática de irregularidades na administração. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *