RACHADINHA NA FUNDAP
Muito grave a denúncia de que prestadores de serviço da FUNDAP estariam sendo obrigados, à contragosto, a devolver parte do dinheiro recebido por serviço prestado (R$ 500) a pessoas do órgão que seria o presidente Marcelo Lima que negou a prática de possível rachadinha e emitiu nota.
No mínimo o que deve ser feito é primeiro uma apuração dos fatos, e segundo, afastamento das funções até as dúvidas serem dirimidas. Mas segundo uma fonte, o prefeito Nabor já estaria propenso a exonerá-lo do cargo de presidente da FUNDAP, com oficialização em Diário Oficial nas próximas horas. Deve também mandar instalar inquérito administrativo para apurar os fatos e punir os culpados. Caso tenha.
MAIS QUE CERTA
A procuradora dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (MPF), Janaína Andrade Sousa, destacou a preocupação com o aumento no número de casos de Covid-19 nas últimas semanas na Paraíba, que aumentou o número de infectados, óbitos e que levou ao incremento da procura por testes na rede pública e privada. Segundo ela, a suspensão de eventos não é suficiente para diminuir o número de casos de Covid-19, alertando que não adianta suspender eventos, quando a população não se conscientiza que deve cumprir as normas sanitárias com uso de máscara, distanciamento, entre outras.
“Não adianta limitar show e manter outras situações que não terão os protocolos seguidos”, critica procuradora do MPF. E ela está correta. Um exemplo disso é a nota a seguir.
TIRO NO PÉ
Não dá pra entender a decisão do Conselho Estadual de Educação da Paraíba, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, que estabeleceu critérios complementares às medidas temporárias e emergenciais de prevenção ao contágio pelo coronavírus, sobretudo da variante Ômicron, nas escolas integrantes do Sistema Estadual de Ensino. Foi determinado que as escolas priorizem o retorno presencial às aulas e atividades educacionais como forma de reverter os déficits de aprendizagem desde o ano de 2020, quando teve início a pandemia no Brasil.
Incentivar aula presencial neste instante é um tiro no pé. Veja o nosso comentário.
CRIME NO NORDESTE
O Diretório Regional do PT no Rio Grande do Norte, a bancada do partido no Senado e a bancada do PSB na Câmara dos Deputados devem acionar Bolsonaro e os ministros Fábio Faria (Comunicações) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) por campanha antecipada, que é ilegal, e uso de recursos públicos para fins eleitorais.
Bolsonaro fez campanha eleitoral antecipada em dois eventos oficiais da Presidência nesta quarta-feira (9) no Rio Grande do Norte. Os ministros Fábio Faria (Comunicações) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) também pediram votos e defenderam a reeleição de Bolsonaro, o que é proibido pela legislação eleitoral. Os discursos pedindo votos e conclamando à reeleição do ocupante do Palácio do Planalto presidente foram exibidos na TV Brasil, que é uma emissora pública.
REJEITADO POR TODOS
A rejeição a Jair Bolsonaro subiu de 56% a 61% apenas de janeiro a fevereiro, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (9). Isso em meio a xingamentos de Bolsonaro contra nordestinos, quem chamou de “pau de arara” em sua live e depois, em viagem por Pernambuco, acrescentou outras ofensas, como “cabeçudo” e “arataca”. Mas a nova pesquisa Quaest traz mais uma leva de péssimas notícias para Bolsonaro.
Veja o nosso comentário.
CRUZES DO PREFEITO
Circula no Instagram um vídeo com uma reação misteriosa envolvendo o prefeito de São Bento, Jarques Lúcio, em visita de Bolsonaro a Paraíba esta semana. E justamente no momento em que o presidente fala.
Mais hilariante foram as reações dos internautas.
AS MEXIDAS DE NABOR
Uma fonte nos confidenciou que o prefeito Nabor Wanderley já prepara algumas mexidas no governo. A gente já vinha cobrando isso a tempos. Não se sabe, porém, se serão remanejamentos ou trocas mesmo de comando de secretárias. O fato é que o Diário Oficial já está sendo preparado.
Parece que agora ele se conscientizou de vez que é preciso dar cara nova ao seu terceiro governo sob pena de pagar o preço depois. Vem em boa hora.
BARATA TONTA
O deputado federal e pré-candidato ao Senado, Efraim Filho (União Brasil), que faz parte do bloco governista liderado por João Azevêdo (Cidadania), afirmou durante entrevista nesta quarta-feira (9) que não está descartado uma possível composição de chapa com o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), mesmo com o eminente rompimento entre o emedebista e o atual chefe do Executivo paraibano.
Em outras palavras, Efraim faz charminho para João, mas a fala tem fundo de verdade sim. Ele sabe que pode ficar para trás e não ser o escolhido por João. Está feito barata tonta, correndo para todos os lados agora.
RESPONSÁVEIS SIM
A 2ª Promotora de Justiça de Patos, Larissa de França Campos, expediu recomendação para que o Conselho Tutelar da cidade tome providências junto aos pais que ainda não vacinaram seus filhos. De acordo com a recomendação, o Conselho Tutelar deverá adotar providências quando for acionado devido à omissão ou negligência dos pais. Segundo a recomendação, os pais das crianças que recusarem a vacinação contra covid-19 poderão ser responsabilizados judicialmente. Se houver a recusa da vacina, o Conselho Tutelar terá que aplicar uma medida de advertência aos pais e representar à autoridade judiciária ou ao Ministério Público.
Veja o nosso comentário
AGORA PROVE
O Ministério Público da Paraíba vai convocar a deputada estadual Doutora Paula para prestar esclarecimentos e provas da acusação de que fez de que colegas deputados recebem propina. Na sessão da terça-feira (9) na Assembleia Legislativa a parlamentar relatou que “um policial deveria ganhar melhor do que um deputado porque deputado tem o salário dele e muitos têm outros salários, muitos ainda recebem propina.”
Após a situação, o MPPB decidiu instaurar uma Notícia de Fato, que é o procedimento formal para apuração da questão. A Notícia de Fato será acompanhada pela Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à improbidade Administrativa.
Isso é que é vergonhoso.”
E pra gente encerrar a coluna de hoje, vai uma charge do artista Régis Soares
Mande sua sugestão de comentários para coluna, vídeos-denúncia ou fato que mereça registro especial. (083) 9 8890 8477.