VOCÊ NÃO PODE PERDER – SEXTA, 11 – Lula e Veneziano juntos e as mexidas no tabuleiro da Paraíba

By | 11/02/2022 6:19 pm

 Por Vicente Conserva – 40 Graus    Sexta-Feira, 11 de Fevereiro de 2022, seguido de comentário nosso sobre a FUNDAP.

 

PORTA NOVA

273377931_2716275648668008_3668129917266178476_n

A cidade de São Mamede está de fato com outra cara. Muito mais bela e progressiva. E em sinal pleno de progresso, a cidade tem agora o seu Portal Turístico, cuja obra foi vistoriada hoje pelo prefeito Umberto Jefferson. A obra será inaugurada oficialmente junto com um pacote de obras na nossa Emancipação Política.

São Mamede merece. Os munícipes estão felizes com mais esta beleza cultural e turística.

PARCERIA DO CANÁRIO

Importante destacar o desprendimento do bem-sucedido empresário João Leuson, em colocar estrutura da Universidade Faculdades Integradas de Patos à disposição do Nacional de Patos numa parceria firmada por intermédio da presidente da FPF, Michele Ramalho. A parceria vai possibilitar que o clube tenha à sua disposição um ônibus para viagem dos atletas, ambulância em dias de jogos, 4 apartamentos para hospedagem dos atletas entre outras ações que foram construídas ontem por João Leuson, FPF e diretoria.

WhatsApp Image 2022-02-11 at 08.23.38

Importante ação de um empresário que poderia servir de exemplo para outros da cidade que deveriam enxergar o futebol como investimento e não como ajuda.

OS WILSONS DE AZUL

Após muito disse me disse, vai ocorrer mesmo o que a coluna já havia antecipado: o deputado federal Wilson Santiago vai deixar o PTB e se filiar ao Republicanos. O anúncio oficial será na próxima segunda-feira (14), às 9h, durante o Encontro Estadual da legenda em uma casa de recepções, no Bairro dos Estados, em João Pessoa. O parlamentar concorrerá à reeleição a uma vaga à Câmara Federal. Wilson Filho também desembarca no Republicanos. Além do deputado federal, estará presente o presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, além do deputado federal Hugo Motta. A cor agora de pai e filho será azul.

MEXIDA NO TABULEIRO

Na semana passada, os deputados federais Wilson Santiago, Efraim Filho e Hugo Motta estiveram reunidos em Brasília, onde posaram para fotos demonstrando sintonia. Surgiu a informação que o deputado Efraim Filho, que hoje ainda está no recém-criado União Brasil (PUB), foi convidado para se filiar ao Republicanos.

trio-750x375

Para alguns, essa mexida no tabuleiro poderia ajudá-lo a convencer o governador João Azevêdo a escolhe-lo como seu candidato ao Senado. Há quem diga, porém, que Aguinaldo Ribeiro está na dianteira por intermediar um apoio de Lula à candidatura de João.

O PSB DANÇOU?

alckmin-e-lula_1_135386

O ex-presidente Lula, em contato com um dos principais empresários do agronegócio, afirmou que Geraldo Alckmin deverá se filiar ao PSD para disputar a eleição como o seu vice. A informação é do jornalista Guilherme Amado, do Metropoles. Nesta reunião, Lula perguntou se Alckmin era um nome capaz de aglutinar o apoio do agronegócio em torno da candidatura petista. Ao ouvir a resposta afirmativa, o ex-presidente disse que concretizará um acordo com o PSD. Já Alckmin tem dito a interlocutores que espera uma definição de Lula para acertar a filiação ao PSD ou ao PSB.

 

DUAS MEDIDAS?

A Justiça da Paraíba liberou o reajuste salarial para prefeito, vice, secretários e vereadores de João Pessoa. A decisão foi assinada pelo juiz Aluízio Bezerra e foi divulgada nesta terça-feira (8). A nova decisão suspende uma anterior de 2020, que barrava o aumento aprovado, na época, por um projeto de lei. De acordo com a nova decisão, há provas de que o provimento dos recursos pode ser feito sem que haja impacto negativo para o município.

Intrigante que em Patos a Justiça proibiu o aumento alegando que a Lei Orgânica Municipal diz que o projeto que versa sobre o assunto só pode ser votado 180 dias antes do fim do mandato, bem como outro ponto concernente a Lei Complementar 173/2020.

A pergunta é se o caso de Patos se assemelha ou não ao de João Pessoa.

FUGINDO DA CRUZ

Os políticos paraibanos aliados do presidente Bolsonaro em Brasília estão fugindo dele como o Diabo foge da cruz. O presidente visitou a Paraíba esta semana, e praticamente, ficou sozinho, com poucos políticos para recepcioná-los no Sertão. A comitiva que recepcionou o presidente contou praticamente com as presenças do deputado federal Wellington Roberto (PL), do pré-candidato ao Senado, Bruno Roberto, e do comunicador Nilvan Ferreira (PTB).

Nilvan-800x500

O motivo para a fuga tem senha: a desaprovação dele na Paraíba que chega a 61,9% segundo o instituto pesquisa PB Agora/Datavox. Os paraibanos que aprovam o gestor somam 30,6%, um número bem aquém do necessário para quem deseja reeleição. Talvez isso explique o fato de serem notadas as ausências na agenda do presidente até dos deputados estaduais bolsonaristas Cabo Gilberto) e Wallber Virgolino. Os federais Hugo Motta, Aguinaldo Ribeiro e Efraim Moraes, que costumam votar com o governo, não chegaram nem perto.

Ficar ao lado de Bolsonaro se transformou em contrapropaganda, contrapeso que mais separa do que aglutina. Em outras palavras, tira voto de qualquer um, principalmente no Nordeste. É uma cruz que ninguém quer carregar.

 

MEDIDA ACERTADA

Por falar na Fundap, bastante acertada a decisão do prefeito Nabor em exonerar o presidente Marcelo Lima para que possa ser apurado com mais tranquilidade as denúncias contra ele, bem como para que a fundação possa ter seus trabalhos prosseguidos sem atropelos. O prefeito enviou hoje para a Câmara Municipal de Patos a criação de um Projeto de Lei dispondo sobre a extinção da Fundação Cultural do Município de Patos.

Mostra seriedade e zelo com a coisa pública, por parte do gestor. Veja o nosso comentário.

 

 

MEXIDAS NO GOVERNO

Foto Nabor

O prefeito Nabor Wanderley vai mesmo, assim como dissemos ontem, promover mais mudanças no governo. Pelo menos uma delas deve sair desta sexta para segunda-feira (14) no Diário Oficial e será numa importante pasta do governo. Uma fonte nos confidenciou que a saída de Marcelo Lima foi apenas antecipada pelo episódio fatídico envolvendo seu nome, mas que mais cedo ou mais tarde isto aconteceria.

 

ELEIÇÃO POLARIZADA

Os principais institutos do país vêm apresentando números semelhantes para corrida presidencial. Hoje (11), foi divulgada nova pesquisa Ipespe com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continuando na liderança, com 43% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece em segundo lugar, com 25%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) vêm com 8%, e empatam com João Doria (PSDB), que ficou com 3%, dentro da margem de erro.

image_processing20211122-32129-1aizs1x (1)

A Pesquisa da Genial Investimentos e Quaest Consultoria divulgada ontem aponta praticamente os mesmos números. Isto significa que o quadro de fato aponta para uma polarização e no momento retratam a realidade.

Lula (PT): 45%

Jair Bolsonaro (PL): 23%

Sergio Moro (Podemos): 7%

Ciro Gomes (PDT): 7%

João Doria (PSDB): 2%

André Janones (Avante): 2%

Simone Tebet (MDB): 1%

Rodrigo Pacheco (PSD): 0%

Luiz Felipe D’Ávila (Novo): 0%

Branco/nulo/não vai votar: 8%

Indecisos: 5%

Mande sua sugestão de comentários para coluna, vídeos-denúncia ou fato que mereça registro especial. (083) 9 8890 8477.

Nossa opinião

Não concordamos com a extinção da FUNDAP. Ela vem cumprindo sua função. Tem que ser enxuta, se a estrutura é pesada, mas vem cumprindo sua função. O problema é saber escolher bem os seus dirigentes, como qualquer outro quadro, levando mais em consideração a competência do que os interesses políticos. Se há uma estrutura semelhante dentro da administração que seja extinta esta e não a FUNDAP cuja agilidade de funcionamento é fundamental, assim como a possibilidade de fazer convênios e parcerias, inclusive com a iniciativa privada. Em municípios maiores do que Patos as fundações de cultura vêm funcionando a contento.

Com relação à notícia de que Alckmim poderia ir para o PSD para ser vice de Lula, entendemos que faça parte do jogo para pressionar o PSB, que a nosso ver continua a ser o parceiro ideal do PT para um futuro governo Lula, embora não seja desprezível uma parceria com Kassab, que reforçaria a aliança de Lula com a direita, vital para garantir a vitória ainda no primeiro turno. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *