Republicanos quer esperar abril para decidir se apoia Bolsonaro ou não
Mesmo tendo cargos no governo Bolsonaro, Republicanos quer aguardar janela partidária para decidir quem apoiará na disputa ao Planalto
Por causa disso, não está descartado nem mesmo liberar os diretórios estaduais do Republicanos apoiarem qualquer candidato ao Planalto. Algo que dá calafrios na campanha de Bolsonaro.
Nossa opinião
O Republicanos dá o tom do que vai acontecer com Bolsonaro até seis meses antes das eleições. Muitos partidos e muitos políticos ainda estão em dúvida se tem vantagem ou não apoiar Bolsonaro em 2022. Se tivessem certeza da vitória eles não tergiversariam, declaravam desde agora o apoio incondicional a ele. Mas o Republicanos dá o exemplo da incerteza em que estão. Mesmo participando do atual Governo, comandando o Ministério da Cidadania, o partido diz que só decide a quem vai apoiar lá para o mês de abril. E sabem por que? Porque depois de fechada a “janela partidária”, os insatisfeitos com a escolha de candidato a presidente, não poderão mudar mais de partido e serão obrigados a permanecerem onde estão ou desistem de ser candidatos. “Se ficar o bicho come, se correr o bicho pega”. Por outro lado, aquelas alturas as pesquisas já indicarão quem tem mais chance de se eleger presidente. E aí, os ratos já poderão abandonar o barco que afunda. (LGLM)