Cidadania aprova federação, mas não define com quem vai se unir

By | 16/02/2022 4:27 pm

 

Josival PereiraApós 4 horas de reunião na noite desta terça-feira, o Diretório Nacional do Cidadania aprovou a proposta de que o partido deve disputar as eleições de 2022 em federação com um ou mais partidos, conforme a nova legislação.

O placar foi de 66 votos a favor celebração de federação contra 44 em desfavor da proposta.

Três propostas

A reunião foi suspensa depois dessa decisão para que a Executiva do partido aprofunde discussões para a definição sobre a melhor proposta de federação.

Existem três propostas em análise: formação federação com o PSDB, Podemos ou com o PDT.

Na reunião da Executiva da legenda, ocorrida antes do encontro do Diretório Nacional, que apreciou as três propostas, o placar de foi de empate em 10 a 10 para a federação com o PSDB, 11 a 9 contra a federação com o podemos e 11 a 8 contra a federação com o PDT.

Decisão final no sábado

A decisão final será tomada nesta sábado, dia 19, em outra reunião do Diretório Nacional. A falta de regras para a coordenação da federação foi à causa do adiamento da decisão.

De qualquer forma, o Cidadania está dividido. A maioria, comandada pelo presidente Roberto Freire, defende a federação com o PSDB. O senador Alessandro Vieira, pré-candidato a presidente da República, defende, em primeiro lugar sua candidatura, mas, como a proposta de candidatura própria já foi vencida, ele defende aliança com o Podemos do ex-juiz Sérgio Moro.

Paraíba

Qualquer das três propostas de federação for aprovada cria problemas para o governador da Paraíba, João Azevedo, que tem assumido abertamente, desde o ano passado, que apoia a vota no ex-presidente Lula na disputa nacional.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *