Em Patos: Procurador do município explica PL que repassa bem público ao TJPB e vereador argumenta que não vota a favor. (com comentário)

By | 17/02/2022 8:49 am

Foi enviado à Câmara de Vereadores de Patos, o Projeto de Lei de número 004/2022, de autoria do poder executivo municipal, que pede autorização ao poder legislativo para desafetação de bem público.

Neste caso, o bem público trata-se do prédio onde por vários anos funciona o Fórum de Justiça Miguel Sátyro. O Projeto de Lei pede o desligamento do bem da estrutura institucional municipal, ou seja, da Prefeitura de Patos.

O procurador da Prefeitura de Patos, Alexsandro Lacerda, explicou que o Projeto de Lei visa apenas regularizar a situação que já perdura por anos. Ou seja, o objetivo é oficializar a entrega do prédio ao Tribunal de Justiça da Paraíba, que tem um projeto de ampliar toda a estrutura para melhor atender à população.

Ao tomar ciência do envio do Projeto de Lei ao poder legislativo, o vereador José Gonçalves disse que enxerga algumas contradições na intenção de doar o prédio do Fórum ao Tribunal de Justiça da Paraíba. Ela coloca que o Tribunal de Justiça possui condições orçamentárias para arcar com a construção de uma sede própria sem utilizar o bem do município.

Gonçalves também disse que a Prefeitura de Patos possui várias casas alugadas onde utiliza como sede de Secretarias e de outros serviços, quando poderia evitar isso com a utilização do prédio onde funciona o Fórum, ou mesmo trazer algumas secretarias para aquele local, a exemplo da Secretaria de Saúde, que segundo ele, está muito longe do centro.

Dentre outras justificativas, José Gonçalves se mostrou completamente contra a entrega do prédio ao Tribunal de Justiça.

Nossa opinião

O prédio do Forum foi construído na década de setenta, pelo Governo do Estado, na administração de Ernani Sátiro, e por isso recebeu o nome de Forum Miguel Sátiro, pai do então governador. No local funcionava antes o Grupo Escolar Rio Branco, que era do Estado, mas aparentemente o prédio era da Prefeitura. Durante a administração de Dinaldo Wanderley este tentou fazer uma permuta com o Estado, mas este não teria aceito a troca. Quando o prédio foi concluído, ali passou a funcionar o Paraiban e o Forum Miguel Sátiro. Posteriormente, com a construção de um novo prédio para o Paraiban, no antigo “sobrado velho”, onde hoje funciona o Santander, o Paraiban passou para lá. Isto já na década de oitenta. A partir daí o Forum ocupou totalmente o atual prédio que passou, posteriormente por algumas reformas. O prédio, a nosso ver numa pertenceu ao município, apenas o terreno. Portanto, a administração municipal está apenas regularizando uma situação que já existe há quase cinquenta anos. (LGLM)

Comentário

Category: Sem categoria

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *