MEDIDA SEM LÓGICA
Continuamos sem entender a lógica do governo. O novo decreto com adoção de medidas de prevenção contra Covid-19 na Paraíba publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (16), deixou mantida a permissão para realização de shows particulares com público de até 5 mil pessoas até 6 de março, o que possibilita festas de Carnaval. Já o ponto facultativo de Carnaval nas repartições estaduais foi suspenso obrigando todo mundo a trabalhar e não viajar.
Se de um lado o governo quer obrigar todo mundo trabalhar para não viajar e participar de festas de rua, permite festas particulares com aglomeração sejam realizadas do mesmo jeito. Ou seja, um bloco pode fazer uma festa em ambiente fechado e tá tudo em ordem pro governo. A Ômicron agradece.
Veja o nosso comentário.
APROVADO
O ex-prefeito de Patos, Lenildo Morais (PT), teve suas contas de quatro meses de gestão aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). A decisão foi por unanimidade. Lenildo geriu Patos em 2016. A decisão foi anunciada em sessão remota desta terça-feira, dia 15.
VERMELHO COM VERMELHO
O presidente do PT na Paraíba, Jackson Macedo, avaliou ontem que “na última semana esfriou a possibilidade” de formação da federação partidária envolvendo o PSB e o seu partido. O dirigente petista disse que houve imprevistos no final de semana, o que postergou para até sexta-feira próxima o anúncio do candidato a governador a ser apoiado pelo PT. Ele admitiu que “é muito forte” a tendência de apoiar o senador Veneziano Vital, do MDB.
TOMANDO ESPAÇO
É uma questão de processo histórico. Da segunda-feira, 14, para cá a articulação de grande estrutura do Republicanos em João Pessoa acabou sendo marco deflagrando a nova fase da disputa de 2022 com o partido anunciando apoio à reeleição de João Azevêdo. Há que se registrar a energia do deputado federal Wilson Santiago e a garra do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, se lançando para novo mandato na direção da ALPB e ainda assegurando que vai se filiar levando 200 mil votos para o Republicanos.
Nesse moído todo chama a atenção os procedimentos do deputado federal Hugo Mota, responsável pelo salto do Republicanos, mesmo sem alardes, mas com muitos efeitos. Cresceu mais do que era.
VOOS MAIS ALTOS
Com a filiação de Edna e Wilson, o Republicanos passará a ter a maior bancada da Paraíba na Câmara dos Deputados com três parlamentares, e tem sonhos mais altos. Buscará conquistar a vaga de vice na chapa do governador João Azevêdo (Cidadania) na disputa à reeleição. Vem até defendendo que esse nome deveria vir do Sertão. A legenda ainda vai ganhar o coro para tal empreitada do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (PSB), que também se filia a legenda na janela partidária a partir do próximo dia 3 de março.
Veja nosso comentário.
DE MALAS PRONTAS
Chamou a atenção, dentre os participantes no encontro do Republicanos, a participação do deputado estadual Raniery Paulino (MDB). Governista, o emedebista tem batido o pé que vai seguir o projeto de reeleição de João Azevêdo, à revelia das pretensões do partido em definir pela candidatura próprio do senador Veneziano (MDB) ao governo. Raniery está sendo sondado pelos Republicanos para, não só ingressar no partido, mas disputar a vaga de federal. Por enquanto, o assunto está sendo tratado nos bastidores.
Segundo uma fonte, ele irá se filiar ao partido, mas só irá anunciar em momento oportuno.
NOVIDADE NO PÁREO
A cidade de Patos já tem mais uma pré-candidata a vaga na Assembleia Legislativa. A professora Ana Cely Rodrigues Athayde, do Campus da UFCG Patos, confirmou que será candidata a deputada estadual nas eleições de 2022. Ana Célia, que atualmente é filiada ao PSC, integra o movimento nacional de mobilização em favor da educação, ciência, tecnologia e inovação nas universidades e institutos federais do país, que está desenvolvendo a construção de candidaturas a Câmara Federal e as Assembleias Legislativas e a Assembleia Distrital-DF, em todo o país, para conseguir sua representatividade no campo político a partir de 2023.
‘LULA NO PRIMEIRO’
Um grupo de políticos, artistas e empresários que inclui personalidades conhecidas por críticas aos governos petistas assinaram um manifesto defendendo a eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeiro turno. De acordo com informações da âncora da CNN Daniela Lima, o apoio à Lula vem inclusive de notórios não-petistas. O movimento “Lula no Primeiro” conta até mesmo com o apoio de lavajatistas que se tornaram conhecidos por irem às ruas defendendo medidas contra a corrupção e a prisão de Lula, pedindo o impeachment de Dilma Rousseff e defendendo o ex-juiz Sergio Moro e o ex-procurador Deltan Dallagnol.
Um nome importante desse grupo é o de Rosangela Lyra, empresária de São Paulo com laços muito fortes com movimentos como o Vem Pra Rua, conhecido pelo apoio à Operação Lava Jato.
VOLTA DA FORÇA-TAREFA
ALIANÇA FECHADA
O deputado federal e presidente estadual do Republicanos na Paraíba, Hugo Motta, afirmou que vai manter a aliança com o governador da Paraíba João Azevêdo (Cidadania), mesmo com um possível apoio da sua legenda em âmbito nacional ao presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem faz oposição. No entanto, o deputado disse que as Executivas estaduais podem ser liberadas para fazer as alianças nos Estados e apoiar aquele que a Executiva achar melhor na estratégia política estadual. Isso quer dizer que o Republicanos da Paraíba pode ser liberado para apoiar uma candidatura de Lula, por exemplo.
EVA FORA DO PARAÍSO
A Executiva Nacional do PSD, presidido por Gilbero Kassab, decidiu manter o comando do partido no Estado com o ex-prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues. Com isso, a secretária do Estado Eva Gouveia ‘perde’ a disputa pelo partido. A decisão ocorre após Romero declarar apoio a Pedro Cunha Lima na disputa pelo Governo do Estado, rompendo as negociações da legenda para fazer parte da base de apoio à reeleição do governador João Azevêdo (Cidadania).
Eva queria comer a maçã, ficou sem a maçã e fora do paraíso.
Mande sua sugestão de comentários para coluna, vídeos-denúncia ou fato que mereça registro especial. (083) 9 8890 8477.
Nossa opinião
- O nome correto da professora é Ana Célio Rodrigues de Athayde (da UFPB), minha comadre e vizinha por vários anos, na Deodoro da Fonseca. Infelizmente eu já tenho candidato. (LGLM)