POLÊMICA À VISTA
Bastante polêmico o Projeto de Lei 004/2022, de autoria do Poder Executivo Municipal de Patos que autoriza a desafetação do prédio do Fórum Miguel Sátyro em favor do Tribunal de Justiça que já usa o espaço há décadas. O Projeto de Lei pede o desligamento do bem da estrutura institucional municipal, ou seja, da Prefeitura de Patos. Já existem correntes contrárias e o assunto promete render. O mesmo projeto 14/2020 foi enviado pelo prefeito Ivanes Lacerda e acabou derrotado por 8 a 7 em julho de 2020 após forte pressão popular.
O fato é que nenhum gestor quer se indispor ou bater de frente com o judiciário temendo gerar uma relação conflituosa posteriormente com consequências futuras. Só que é válido entregar um bem tão precioso no Centro da cidade de mão beijada?
Veja nosso comentário.
NOVIDADES NA PARADA
O médico cajazeirense com atuação em Patos, e pré-candidato a deputado federal, Dr. Emídio Araújo, desistiu de se filiar ao Partido Progressista para ingressar no PT do ex-governador Ricardo Coutinho e do ex-presidente Lula. A informação foi confirmada pelo médico e divulgada pelo presidente estadual da sigla, Jackson Macedo. Dr. Emídio chegou a anunciar ao lado prefeito José Aldemir (PP) sua filiação ao PP, porém, o ato foi adiado a pedido do deputado Aguinaldo Ribeiro, presidente estadual do partido.
AFAGO DE JOÃO
Procurando fazer um afago primordial para garantir apoio, o secretário de Comunicação do Governo da Paraíba, Nonato Bandeira, disse que o deputado federal Hugo Motta tem sido um parceiro correto com a gestão estadual desde o início do governo até os dias atuais. Segundo ele, a parceria administrativa agora também se estende ao campo político, com a chegada do Republicanos rumo à reeleição do governador.
“O Republicanos é um partido muito importante, como também as lideranças que estão à frente da sigla. A correção do deputado Hugo Motta desde o início do governo João, desde o momento da posse até os dias atuais, ajudando muito em Brasília com recursos. Então o Republicanos é mais um partido que se soma a esse trabalho que o governo João vem fazendo na parte administrativa, e agora também rumo a eleição na parte política”, destacou.
Não precisa dizer mais nada. O governador parece ter aprendido que aliado se trata com afago, inclusive resolvendo problemas. Só que o afago que o Republicanos espera é a indicação do vice.
PALANQUE ARMADO NA CÂMARA
PENSANDO ALTO
Após o anúncio do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (ainda PSB), da decisão de ir para o Republicanos, a legenda presidida pelo deputado Hugo Motta no estado já tem a primeira lista de parlamentares estaduais que serão convidados para se filiar à sigla, são eles: Wilson Filho (PTB), Bosco Carneiro (Cidadania), Raniery Paulino (MDB), Júnior Araújo (Avante) e Branco Mendes (Podemos).
Todos eles fazem parte do grupo fiel a Galdino que deve ser convencido pelo presidente a ingressar na legenda. Galdino tem seu grupo e que deve segui-lo e se filiar ao partido nos próximos dias.
SEM ESTRELA
A situação do deputado federal Damião Feliciano parece estar cada vez mais difícil. Solitário no PDT, ele tentava ingressar no PT, mas a Executiva Nacional barrou a sua filiação. O deputado estadual Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa, até comentou: “Não tenho certeza. Tenho ouvido comentários, sim, de que o PT não aceitou o ingresso do deputado Damião Feliciano, o que é natural. Damião chegando [ao partido], toma uma vaga do PT e acho que o PT está muito preocupado em ter uma base eleitoral.”
Damião continuará assim apagado e sem a estrela. A situação é de vaca desconhecer bezerro, segundo alguns interlocutores do seu partido.
GRANDES PERDAS
A cidade de Patos já perdeu dois vereadores e quatro ex-vereadores para Covid-19: Ivanes Lacerda e Segundo Brito, além dos ex-vereadores Bosco, Nivaldo Sátiro, João Bosco e Normando Leitão. É muito luto para uma Casa só. Lamentável.
DOIS EXEMPLOS
A Prefeitura de João Pessoa publicou o decreto de nº 9.966/2021 com o conjunto de medidas que mostram muito mais restrições que o Estado. Enquanto o Estado permite show com até 5 mil pessoas, em João Pessoa isso foi reduzida a ocupação dos shows, que deverão respeitar até 50% da capacidade do local, limitado a 1.000 pessoas com o uso obrigatório de máscaras faciais, disponibilização de álcool 70%. Em Patos, a restrição é ainda maior. Está proibido shows e eventos de grande porte.
Acreditamos que as medidas destas duas prefeituras são mais coerentes com o momento em que atravessamos com a escalada de casos de Covid-19.
Veja o nosso comentário.
NO RASTRO DO PRESIDENTE
Empolgação é o que não falta para o cantor forrozeiro Cicinho Lima que anunciou que vai disputar mandato de deputado estadual nas eleições deste ano pelo PL, partido comandado na Paraíba pelo deputado federal Welington Roberto. Cicinho é considerado babão do presidente da República Jair Bolsonaro. “Juntos faremos a campanha de reeleição de nosso presidente Bolsonaro. Devo me reunir com o deputado Welington para agendarmos a filiação e cuidarmos de andar esse estado para mostrar o que o nosso presidente fez e está fazendo pela população mais sofrida”, comentou Cicinho.
Se esta for a tônica da campanha, vai fracassar nas urnas. Por não ter o que mostrar, é que o presidente anda de mal a pior por aqui.
Mande sua sugestão de comentários para coluna, vídeos-denúncia ou fato que mereça registro especial. (083) 9 8890 8477.