DE VOLTA A 102 FM
VACINA SIM
Um levantamento preocupante com dados do Ministério da Saúde apontou que o número de crianças menores de 12 anos hospitalizadas com complicações da doença aumentou de 284 em dezembro para 2.232 em janeiro, alta de 686%. A quantidade de internações pediátricas por Covid em um só mês. Foram 70% a mais na comparação com janeiro do ano passado e 11% acima de março, pico dos atendimentos no país em todas as faixas etárias. As hospitalizações de adolescentes e adultos subiram de 7.399 para 36,6 mil.
É claro que as crianças também tem que ser vacinadas. Elas não são autoimunes. Cabe aos pais essa responsabilidade.
MELHORIAS NO TRÂNSITO
DE VOLTA AO GIRASSOL
O governador da Paraíba, João Azevêdo, oficializou sua saída do Cidadania, em uma conversa com o presidente nacional da legenda, Roberto Freire, no sábado (19). Essa informação foi dada pelo chefe do Executivo estadual, nesta segunda-feira (21). De acordo com o governador, a conversa foi amigável e pontuou que a sua decisão do partido ocorreu após o Cidadania optar pela federação com o PSDB, partido ao qual faz oposição a sua gestão aqui na Paraíba. Ele se filia na quarta-feira ao PSB.
DE MALAS PRONTAS
O deputado estadual Raniery Paulino foi voto vencido na reunião realizada neste sábado (19) com o presidente estadual do MDB, Veneziano Vital do Rêgo, e membros da Comissão Provisória sobre a candidatura própria do partido. Com o anúncio oficial da pré-candidatura de Veneziano ao governo do Estado, ele sai do partido. Apesar dos apelos dos diretorianos para que ele ficasse na legenda, o deputado disse que não vai ser possível diante das circunstâncias dos fatos. Ele não sai sozinho. A Família Paulino dá adeus ao partido que sempre foi fiel e ajudou em grandes batalhas.
Pelo Twitter, o deputado estadual Raniery Paulino foi claro e direto:
“Não transigirei nos meus princípios, infelizmente o MDB da Paraíba deu uma guinada numa aliança com aquele que sempre combati, que discrepa com os valores que sempre pautaram minha vida pública. Não caibo, neste momento, no MDB.”
Conforme antecipamos, o Republicanos será o destino de Raniere que esperava apenas a oportunidade de discurso para deixar a legenda. Sua entrada no partido já estava certa desde a semana passada antes mesmo do anúncio de Vené.
FUGA DE ÉRICO
Depois do deputado Anderson Monteiro anunciar que vai se filiar ao MDB, o partido deve oficializar a chegada do também deputado Dr Érico Djan, atualmente no Cidadania, partido em que estava o governador João Azevêdo. Dr Érico, que tem base eleitoral em Patos, segue o caminho da esposa, Germana Wanderley, que se filiou pelas mãos do senador Veneziano Vital do Rêgo, no início deste ano.
APOIO A VENÉ
O advogado Maurício Alves, com vasta experiência em administração pública, passa a integrar o grupo de apoio a pré-candidatura de Veneziano Vital do Rego ao governo do Estado. Maurício confidenciou a coluna que, na verdade, nunca se desfiliou do MDB desde quando foi vereador por Patos pelo mesmo. Um grande reforço pra campanha.
REPUBLICANOS NA TOCAIA
Informação de bastidores que a noite de sábado serviu para reunião do partido Republicanos, em Serraria, na fazenda do deputado federal Hugo Motta, quando decidiu reafirmar apoio à reeleição do governador João Azevêdo e ainda apoio à pré-candidatura de Efraim Filho ao Senado. No encontro, o deputado Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa, conseguiu apoio partidário à unanimidade de proposta dele para ter o aval do partido visando votar em Lula a presidente. Na reunião com as presenças dos deputados Wilson Santiago, Wilson Filho e Murilo Galdino.
Veja o nosso comentário.
A REDE SEM JACOB
A Rede Sustentabilidade anunciou a participação de 31 pré-candidaturas para as eleições deste ano. O partido também reiterou o apoio à reeleição do governador João Azevedo e realizou a filiação de 500 novos filiados no estado. A legenda lançou nomes de todas as regiões do estado que deverão disputar as eleições deste ano, entre eles duas candidaturas coletivas, sendo uma feminina e uma de pessoas trans, além de quilombolas, ciganos, profissionais liberais, servidores públicos, professores e líderes comunitários.
Apesar da especulação, o vice-prefeito de Patos, Jacob Souto, não está nessa lista de pré-candidatos do partido. Ele já havia negado pretensões de lançar candidatura a deputado.
ÚNICO À REVELIA
O prefeito de Picuí, Olivânio Dantas, único gestor municipal do Partidos dos Trabalhadores na Paraíba, declarou neste sábado (19), após anúncio da pré-candidatura do senador Veneziano Vital do Rêgo ao Governo do Estado com o apoio do PT, que manterá a aliança e seguirá com o projeto de reeleição do governador João Azêvedo. Olivânio fez críticas a Ricardo Coutinho, que se filiou recentemente à sigla, e é um dos principais articuladores da união PT-MDB. Segundo o prefeito, o ex-governador usa o partido apenas como instrumento de vingança contra o atual chefe do executivo estadual.
MUDANÇAS NA PEDRO FIRMINO
ESTRELA RACHADA
Acostumado a ser pequeno, o PT da Paraíba parece ao se contentar com isso e ainda prefere ser pedra de tropeço para ele mesmo. Agora, em plena luta maior pela volta de Lula, o partido racha no Estado com uns apoiando Veneziano e outros 146 integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) assinando o nome em um manifesto lançado em favor do apoio ao governador da Paraíba, João Aazevêdo.
Em outra frente, diretorianos do Partido dos Trabalhadores da Paraíba divulgaram um documento intitulado “Nota Política sobre as eleições 2022 e o Palanque de Lula na Paraíba”. O texto foi assinado por 36 dos 45 membros do Diretório e defende a ampliação do debate envolvendo as instâncias partidárias e a militância. 36 membros assinam a nota e defendem palanque ampliado pró-Lula.
Pelo visto, o PT por aqui sempre vai ser pequeno e desagregador. Já faz parte da sua história isso.
NABOR PROFESSOR
O Flamengo perdeu a Super Copa do Brasil na disputa das penalidades (8 a 7), depois de 2 a 2 no tempo normal, neste último domingo. Cinco jogadores do Flamengo perderam pênaltis. O prefeito Nabor Wanderley que é flamenguista roxo, ensina aos batedores como se bate pênalti.
Mande sua sugestão de comentários para coluna, vídeos-denúncia ou fato que mereça registro especial. (083) 9 8890 8477.