VOCÊ NÃO PODE PERDER – QUINTA, 03 – A pulada de galho dos deputados e o lixão de Patos

By | 04/03/2022 12:11 pm

 Por Vicente Conserva – 40 Graus    Quinta-Feira, 3 de Março de 2022

A CANETA DE JOÃO

Seguindo com a caça às bruxas, o governador do Estado João Azevêdo (PSB) exonerou mais uma aliada do senador Veneziano (MDB) de cargo no governo do estado, após os dois romperem politicamente. A exoneração foi publicada na edição desta quinta-feira (3) do Diário Oficial do Estado. Joelma Greicy Fernandes Lira foi exonerada do cargo de gerente da 3ª Regional de Saúde da Paraíba, que abrange Campina Grande e região.

PROBLEMA DO LIXÃO DE PATOS

 

 

ÓDIO NAS ELEIÇÕES

Um dos integrantes do chamado “gabinete do ódio” do Palácio do Planalto, Tércio Arnaud Tomaz, deve disputar a eleição para suplente de senador pela Paraíba. Ele pretende, assim, pedir demissão de seu cargo na assessoria da Presidência. A informação foi antecipada pelo site bolsonarista Brasil Sem Medo. O paraibano Tércio Arnaud tem convite de Bruno Roberto (PL), que é filho do deputado federal Wellington Roberto (PL-PB), dirigente estadual do partido do presidente e responsável pela construção de um palanque para Bolsonaro no estado, para compor sua chapa ao Senado Federal.

15689331255d840505eaafa_1568933125_3x2_md

Ser integrante de uma milícia digital parece ser pouco para essa gente. Tem que ter representação parlamentar.

TROCA-TROCA

Está aberta a partir de hoje (3) a temporada de troca-troca de partidos entre os deputados federais. É a chamada “janela partidária”, que se abre por 30 dias em cada ciclo eleitoral e permite a mudança de legenda sem que isso implique infidelidade partidária e consequente perda de mandato. O prazo de um mês está previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997, Artigo 93-A). Segundo a legislação, a janela se abre todo ano eleitoral, sempre seis meses antes do pleito. Neste ano, o período de troca partidária fica aberto de 3 de março a 1º de abril.

 

PULANDO DE GALHO

A janela partidária deve mexer e muito com a configuração de representação de partidos na Assembleia Legislativa. É que dos 36 parlamentares, pelo menos 10 vão trocar de partido com a abertura da janela partidária. Alguns, por conveniência política, para seguir no arco de aliança do possível candidato ao governo, outros por sobrevivência nas urnas. A bancada do PSB é a que terá maior mudança. Dos oito deputados eleitos em 2018, apenas três devem ficar na legenda: Buba Germano, Pollyana Dutra e Ricardo Barbosa (que ainda analisa possibilidade de mudança). Junior Araújo (Avante) vai para o PSB.

ALPB (1)

Do antigo grupo, deixam o PSB o presidente da Casa, Adriano Galdino, que vai para o Republicanos; e os oposicionistas Estela Bezerra, Cida Ramos e Jeová Campos. Eles migrarão para o PT. O emedebista Raniery Paulino sai para o Republicanos que ainda deve ganhar Anderson Monteiro aos quadros do partido. Outros três deputados devem mudar de partido, mas não decidiram ainda para qual.

SE A MODA PEGA…

Sem ter muito para mostrar, o prefeito de Teixeira, Wenceslau Souza Marques, resolveu ser o entregador de exames. É ele quem entrega as ultrassonografias no seu gabinete e ainda posta uma foto como se fosse uma entrega de um diploma ou outra coisa qualquer. Se a moda pega, o que vai ter de gestor entregando exame.

WhatsApp Image 2022-02-27 at 09.55.21

É no mínimo descabido e humilhante para essas mulheres. Conceder exames é obrigação e não ato de celebração para um gestor.

 

POSIÇÃO DO BRASIL NA GUERRA

Embora tenha votado a favor da resolução da ONU contra a invasão russa a Ucrânia, Brasil ainda hesita em criticar governo Putin. E aliados de Bolsonaro temem que falas contraditórias do presidente prejudiquem o país. Desde o início da ofensiva russa à Ucrânia, a diplomacia brasileira tem pedido suspensão das “hostilidades” entre os países, mas vem hesitando em expressar uma condenação ao governo Putin. As falas de Bolsonaro e de membros do governo tem revelado contradições em relação à posição do Brasil, o que vem preocupando aliados do próprio presidente. É vergonhosa esta posição do Brasil e do senhor presidente.

Veja o nosso comentário.

 

 

VOTO DE MENOS

As três dobradinhas já definidas para as eleições 2020 na cidade de Patos, na disputa por vagas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa, revelam algo interessante. Geralmente se faz esse tipo de aliança para angariar mais votos e sempre a junção de nomes se dá nessa perspectiva do outro ter mais votos em certo reduto. Ou seja, um ajuda o outro. Mas das três dobradinhas anunciadas em Patos, apenas uma pode de fato render frutos, que é a entre Hugo Mota (FEDERAL) e Francisca Mota (ESTADUAL). Os dois tem potencial de acrescentar algo.

Candigatos-manchetes

Já Lenildo Morais, (FEDERAL) e Zé Gonçalves (ESTADUAL), pelo PT e Jamerson Ferreira, (FEDERAL) pelo PL, com Ramonilson Alves, (ESTADUAL), este ainda sem partido, pouco tem a dá um ao outro. São candidatos sem redutos e que pouco vão acrescentar na campanha do outro por aqui. Se torna assim um péssimo negócio.

 

SEM PROTAGONISMO

Os deputados Cabo Gilberto e Walber Virgulino, que por anos levantaram a bandeira do ‘capitão’, até que pensaram que seriam os protagonistas da campanha dele na Paraíba nesse processo vindouro. Mas não serão. O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez o que já se imaginava, nos bastidores. Abandonou a fidelidade do grupo ‘raiz’ do bolsonarismo na Paraíba e preferiu entregar a formação de seu palanque no Estado ao pragmatismo e à habilidade política do deputado Wellington Roberto (PL).

cabo-e-walber

“A aliança na Paraíba está resolvida. É um Estado que eu não tinha acesso quase nenhum”, afirmou o presidente, minimizando os anos de dedicação de nomes como os deputados Cabo Gilberto (PSL) e Walber Virgolino (Patriota) – seus fiéis seguidores.

Ficaram sem lenço e sem documento.

TUDO LED

Desde 2021, a STTRANS juntamente com suas equipes de engenharia de tráfego e de sinalização tem feito mudanças na sinalização semafórica do município, como a implantação de novos semáforos e a troca de sinais de lâmpadas por LED. Assim, Patos está com toda a sua sinalização semafórica em 100% de LED, dando um ar de modernidade, melhor visualização e mais segurança para os motoristas.

 

EXPANSÃO DE ENSINO

Uninassau

Um dos maiores grupos de ensino do país está chegando à Capital do Sertão. A Universidade Uninassau se instalará no Patos Shopping em breves dias com cursos presenciais por aqui! Ainda não foi anunciado oficialmente, nem quais cursos estarão disponíveis. Ganha Patos que se torna de fato um polo de educação no Sertão. Vem em boa hora.

DINHEIRO DE PINGA

aeroporto patos projeto (2)

O secretário Especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, Esteves Pedro Colnago Júnior, anunciou através de portaria, a destinação de R$ 500 mil para construção, reforma e reaparelhamento no Aeroporto de Patos. Apesar de receber desde o ano passado voo comercial, numa rota entre o município sertanejo e Recife, a cidade ainda espera de fato a construção do novo equipamento. O Governo do Estado trabalha com a possibilidade de ampliar as rotas, mas construção mesmo só na falácia e no papel. De R$ 33 milhões anunciados só liberar 500 mil reais, é surreal.

Um internauta ao ver este anúncio soltou: “Vai dar pra pelo menos pintar o Aeroporto?”

Veja o nosso comentário.

 

 

Mande sua sugestão de comentários para coluna, vídeos-denúncia ou fato que mereça registro especial. (083) 9 8890 8477.

Nossa opinião

A crítica de Vicente às candidaturas de Lenildo Morais e Jamerson Ferreira  reflete a preocupação do grupo Motta, com os votos que os dois certamente tirarão e que poderão fazer falta à eleição de Hugo Motta. Como o eleitor patoense gosta de votar em candidatos da terra, a candidatura de Lenildo e Jamerson pode atrair votos que de outra forma poderiam ir para Hugo Motta. E dez ou vinte mil votos que os dois tirem poderiam ir para Hugo com um custo bem menor do que os que ele vai tirar pelo Estado afora.  Em 2014, os candidatos locais, que concorreram com Hugo tiraram seis mil votos. Em 2028, tiraram cinco mil. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *