Ainda sem acordo, PT e PSB têm ‘Dia D’ para definir rumo de possível federação

By | 09/03/2022 8:43 am

(Camila Turtelli e Matheus Lara, na Coluna do Estadão, em 09 de março de 2022)

 

                                             O presidente do PSB, Carlos Siqueira. Foto: Ed Ferreira/Estadão.

PT e PSB têm nesta quarta-feira, 9, uma reunião decisiva sobre o destino dos partidos. A sigla presidida por Carlos Siqueira espera uma resposta sobre a carta de condições apresentada aos petistas no começo de fevereiro para consolidar a federação entre eles. Caso não tenha um retorno favorável, os pessebistas podem desistir do casamento de quatro anos, o que não inviabilizaria uma aliança e o apoio à candidatura de Lula ao Palácio do Planalto. Nos bastidores, o PSB segue dividido. De um lado, há um temor de que a sigla seja “engolida” pelo PT e perca relevância. Do outro, deputados estão com dificuldade de formação de chapas estaduais, o que poderia ser solucionado pela federação.

UM PRA VOCÊ, UM PRA MIM. O PSB espera que o PT ceda em apoios no Acre, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, depois de já garantir o apoio dos petistas no Rio de Janeiro e em Pernambuco. São Paulo, no entanto, é um assunto mais delicado. Deve ser tratado depois e, nesta fase, não será decisivo.

CABEÇAS. A reunião será em Brasília com a presença dos presidentes partidários e lideranças, entre elas, o ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), cotado para disputar o cargo novamente.

BARULHO. O horário do protesto liderado por Caetano Veloso em frente ao Congresso nesta quarta-feira, 9, pode coincidir com a votação do projeto que libera a exploração em terras indígenas na Câmara. Nos bastidores, a orientação foi para políticos não subirem no palanque e deixarem o espaço apenas para os artistas.

SECRETO. O relator-geral do Orçamento, Hugo Leal, vai apresentar hoje na Comissão Mista de Orçamento (CMO) um sistema para cadastro das emendas RP-9, conhecidas como orçamento secreto.

NEM TUDO. O sistema não trará as informações de antes da liminar do Supremo Tribunal Federal que determinou a divulgação dos beneficiados. Nesta semana acaba o prazo que o Supremo deu ao Congresso para divulgar todas as informações sobre o orçamento, inclusive as passadas.

CLICK. João Doria, governador de São Paulo (PSDB)

Tucano se encontrou em Brasília com o ministro do TCU Antonio Anastasia para tratar de questões administrativas do Estado, com destaque para a educação.

PRÓXIMA FASE. Além de desistir da pré-candidatura ao governo de São Paulo, o deputado estadual Arthur do Val, expulso ontem do Podemos, também não vai concorrer a qualquer outro cargo nestas eleições, após a repercussão de seus áudios sexistas. Arthur deve cuidar da sua vida pessoal nos próximos meses.

STALKER… Nem um passo sequer de Graciela Nienov, que tomou as rédeas do PTB desde a prisão de Roberto Jefferson, tem passado despercebido por Cristiane Brasil, filha do ex-deputado e inimiga declarada de Graciela, nas redes.

…PROFISSIONAL. Cristiane tem “stalkeado” e republicado fotos de reuniões de Graciela, sempre com críticas (inclusive com direito a ofensas). Ontem, xingou Graciela por “desqualificar” o PTB reunindo-se com Ciro Nogueira.

SINAIS PARTICULARES (por Kleber Sales). Cristiane Brasil, ex-deputada federal

E AÍ? A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) cobrou do Ministério da Saúde informações sobre o estado atual do licenciamento e liberação de medicamentos específicos para covid-19, como o Paxlovid, Remdesivir e Molnupiravir.

NÃO ESQUECE. No documento, Melchionna cita a defesa que agentes políticos do governo federal fizeram de medicamentos ineficazes para o tratamento da doença, como a hidroxicloroquina e a ivermectina.

AGORA… Parlamentares e entidades ligadas ao tema da educação estão otimistas de que o Senado poderá aprovar hoje, 9, o Sistema Nacional de Educação, que estabelece diretrizes, objetivos e metas para a e educação básica no País.

…VAI? Após adiar a votação para atender o governo Bolsonaro, senadores chegaram a um acordo com os ministérios da Economia e Educação, que queriam ainda mais tempo para analisar o substitutivo que vai ao plenário, de autoria de Dário Berger (MDB-SC).

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *