PSB desiste de federação com PT, mas diz que fará coligação (com comentário)

By | 10/03/2022 7:37 am

MaisPB, 10/03/2022, seguido de comentário nosso

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, anunciou que a sigla não vai integrar a federação partidária que estava em negociação com PT, PCdoB e PV.

A decisão foi tomada após uma reunião que Siqueira teve com a presidente do PT, Gleisi Hoffman, nesta quarta-feira (09). Esta foi a quarta reunião entre os quatro partidos, na qual não houve acordo em relação às exigências do PSB para integrar a federação.

Apesar de não manter entendimentos para seguir com a federação, o PSB vai fazer aliança com o PT. O partido deve receber nos próximos dias a filiação do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, que deixou o PSDB.

A intenção é que Alckmin seja o candidato a vice na chapa para a Presidência da República encabeçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Em resposta ao atual momento político, o PT, PCdoB e PV decidem caminhar para construir a federação e continuarão dialogando com o PSB em busca de sua participação, bem como o envolvimento de outras legendas do nosso campo”, diz nota divulgada após a reunião.

Nossa opinião

A desistência do PSB de participar da federação com o PT não os impede de fazer uma coligação a nível nacional em torno do candidato à presidência, permitindo a formação da chapa Lula/Alckmin. Mas ao mesmo tempo permite que nos Estados, cada um tenha o seu candidato a governador, Criada esta situação será possível que na Paraíba MDB e PT montem uma chapa comum com Veneziano candidato a governador e um candidato a vice e a senador indicados pelo PT. O candidato a senador poderá ser, se continuar elegível, o ex-governador Ricardo Coutinho, o que tornaria a chapa comum altamente competitiva. A desistência do PSB em formar a federação com o PT dá mais liberdade ao partido, mas fazer os seus acordos, mas poderá dificultar a reeleição de parte de seus deputados, tanto que alguns pretendem aproveitar a janela partidária e buscarem outros partidos que facilitem a sua recondução ao Congresso e às assembleias. (LGLM)

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *