Secretário confirma irregularidade em obra de prédio do vereador Josmá; obra pode ser embargada

By | 19/03/2022 7:39 am

 Por Vicente Conserva – 40 Graus    Sexta-Feira, 18 de Março de 2022

 

O Esporte Clube de Patos proprietário do prédio onde se localiza o restaurante Boi Forte na Rua do Prado, n°312, no Centro de Patos, havia denunciado às autoridades competentes que o prédio da NetZone, que fica ao lado do referido restaurante, poderia conter irregularidades em obra existente.

De acordo com a denúncia, a NetZone está subindo, de forma ilegal, um prédio com no mínimo três pavimentos e com no mínimo duas janelas grandes na parede divisória com o prédio pertencente ao Esporte Clube de Patos, onde está atualmente o Boi Forte.

32E9B34E-CE2C-4D3F-BCA7-81E6009E2991

A ilegalidade da construção seria, de acordo com o Esporte, baseada no art° 1301 do Código Civil, “É defeso abrir janelas, ou fazer eirado, terraço ou varanda, a menos de metro e meio do terreno vizinho”.

Josma-Obra-1

O vereador e empresário responsável pela obra, Josmá Oliveira, veio a público e disse: “Uma colocação infundada e inverídica, onde afirma que estou construindo um prédio, quando o prédio já existe desde 1990 e o adquiri em 2005, estando apenas reformando e ampliando; a obra é licenciado pela CREA e foi também protocolada na SEINFRA desde o início de sua execução, com apanhamento técnico tudo dentro dos conformes”.

Ainda o Código de Urbanismo de Patos-PB, em seu art. 93, afirma que sempre que se verificar falta de cumprimento de quaisquer disposições deste Código, será o proprietário da edificação intimado a supri-la.

Ocorre que na manhã desta sexta-feira, dia 18, a Secretaria de Infraestrutura do Município de Patos, que foi provocada pelo Esporte, confirmou através de seu secretário, Júnior Bonfim, que a obra tem sim irregularidades mesmo o vereador tendo afirmado que a obra está dentro dos conformes.

Júnior Bonfim afirmou que a obra do vereador está sem alvará de construção por parte da Secretaria de Infraestrutura do Município de Patos, e em decorrência disso, tem pendências que não foram sanadas pelo proprietário.

O secretário não descartou a possibilidade da obra ser embargada caso não sejam sanadas pendências exigidas por Lei. “Na verdade, a obra nem deveria ter começado sem alvará. Porque a gente determina aqui é que só se inicie uma obra com a documentação”, afirmou ele.

Nossa reportagem teve acesso ao documento de notificação feito pela Seinfra ao vereador, na última quarta-feira (16), informando que a obra estava irregular.

WhatsApp Image 2022-03-17 at 20.49.38

No mesmo documento, consta que a parte interessada se negou a assinar que estava recebendo a notificação para dentro do prazo legal regularizasse a obra com a retirada de alvará.

O vereador que é de extrema direita, é conhecido na cidade pela sua radicalidade e pelo tom de cobrança severa para que as autoridades sempre façam o correto e cumpram as leis.

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *