Bolsonaro escolhe general Freire Gomes para ser novo Comandante do Exército

By | 28/03/2022 2:03 pm
General Freire Gomes (ao lado de Braga Netto) integrou comitiva presidencial que foi à Rússia e deve ser novo comandante do Exército - Reprodução/Exército
General Freire Gomes (ao lado de Braga Netto) integrou comitiva presidencial que foi à Rússia e deve ser novo comandante do ExércitoImagem: Reprodução/Exército
(Carla Araújo,UOL, 28/03/2022)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) já escolheu quem será o comandante do Exército que estará à frente da Força nas eleições de outubro. Segundo apurou a coluna, o general quatro estrelas Marco Antônio Freire Gomes, que atualmente está no Comando de Operações Terrestres, assumirá o lugar do atual Comandante do Exército, general Paulo Sérgio.

Freire Gomes já era uma das opções de Bolsonaro no ano passado, quando ele resolveu trocar a cúpula das Forças Armadas justamente no dia 31 de março – aniversário do golpe militar. Neste ano, Bolsonaro também planeja as mudanças para a mesma data, quando tradicionalmente é publicado o Decreto de promoções de generais.

O nome de Freire Gomes ganhou ainda mais força, segundo auxiliares do presidente, pela proximidade de Bolsonaro com o general, que inclusive integrou a comitiva presidencial na viagem à Rússia, em fevereiro.

Apesar de a mudança agradar alguns representantes do Exército pelo fato de um general continuar à frente do Ministério, militares de alta patente ouvidos pela coluna salientam que a nova troca no comando do Exército pode passar uma ideia de “banalização” do posto, já que não é uma prática comum mudar em tão pouco tempo o comando da força.

Apesar disso, o nome de Freire Gomes é visto por colegas de patente como “hierarquicamente compatível” para assumir o posto já que atende aos critérios de antiguidade.

Reunião da ‘dança das cadeiras’

Bolsonaro se reuniu na manhã desta segunda-feira (28), no Palácio do Planalto, com o ainda ministro da Defesa, general Braga Netto, e com os comandantes das Três Forças para acertar a troca no Comando da pasta e, consequentemente, a vaga no Comando do Exército.

Isso porque Braga Netto irá se descompatibilizar no dia 31 para “ficar à disposição” do presidente para ser vice em sua chapa à reeleição e o atual comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, assumirá o Ministério da Defesa, conforme antecipou o UOL.

Gomes não participou da reunião de hoje, em que estavam presentes, além de Braga Netto e Paulo Sérgio, os comandantes da Marinha, almirante Almir Garnier, e da Aeronáutica, brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior.

Vice não anunciado

Bolsonaro já fechou com Braga Netto que ele será seu vice, mas estuda não fazer o anúncio formal ainda. A ideia, segundo fontes do governo, é deixar a vaga em aberto para eventuais necessidades de acertos políticos.

Caso o presidente entenda futuramente que precisa de um gesto político mais forte para a sua campanha, nas palavras de um auxiliar, ele não terá problema “em rifar Braga Netto” e aceitar um político na chapa.

Apesar disso, o acerto do momento é que Braga Netto, que antes da Defesa foi ministro da Casa Civil, será mesmo o vice de Bolsonaro e deve se filiar ao PL, partido do presidente, ou ao PP, legenda que tem o ministro Ciro Nogueira (Casa Civil) como um dos principais caciques.

Ontem, no evento de pré-lançamento da candidatura de Bolsonaro, Braga Netto foi uma das ausências sentidas. Segundo fontes, a ideia do ministro em não participar foi pelo fato de ele ainda estar no comando da Defesa e que sua presença em um evento político “não pegaria bem”.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *