PREGO BATIDO
O deputado federal Efraim Filho (União) afirmou hoje que a chapa majoritária com Pedro Cunha Lima (PSDB) será anunciada na próxima quinta-feira (31) na cidade de Lagoa Seca com a presença de vários nomes da oposição na Paraíba, incluindo o ex-senador Cássio Cunha Lima e o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD).
A coluna já havia antecipado na sexta-feira o rompimento entre os dois grupos. João agora já pode anunciar Aguinaldo como seu senador.
CENSURA NUNCA MAIS
Professores das principais faculdades de Direito do Brasil divulgaram uma nota na manhã desta segunda-feira (28) apontando como inconstitucional a decisão do ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que proibiu manifestações eleitorais no Lollapalooza. “A manutenção de uma decisão com este conteúdo pode representar um precedente perigosíssimo para a nossa jovem e ameaçada democracia”, diz a nota. Os juristas e advogados afirmam que a decisão ataca a liberdade artística garantida na Constituição e que propaganda eleitoral não pode ser confundida com manifestação de opinião, ainda que seja tendente a um candidato. O manifesto também alerta para um preocupante cenário institucional no país.
Em revide claro de que não aceitaria censura, o cantor Lulu Santos soltou essa: “Censura nunca mais. Como diz Cármen Lúcia, cala boca já morreu quem manda na minha boca sou eu”, disse o cantor no palco do festival.
Veja nosso comentário.
ESCANTEIO LIBERAL
O vereador Jamerson Ferreira foi totalmente preterido pelo seu próprio partido PL, leia-se, presidente da legenda Wellington Roberto. O deputado está irritado (olha a foto) com as posturas do vereador que lançara sua pré-candidatura a deputado federal, mas que agora o deputado o abandonou praticamente dizendo que o partido não precisa mais dos empréstimos de seu nome.
E agora?
NO RASTRO
Em outra esteira, suplentes de vereador do Partido Liberal (PL) de Patos já estão com uma ação pronta para ingressarem na Justiça com pedido de cassação de mandato do vereador Jamerson Ferreira caso ele mude de legenda como vem ameaçando nos últimos dias. Jamerson está em crise com o partido depois que foi escanteado pelo deputado Wellington Roberto.
PRETERIDO
E por falar em Wellington Roberto, ele mesmo veio a Patos, às escondidas, mas a Burra Branca ficou sabendo, da sua visita a residência da suplente de vereador Ilmara Morais (Patriota) que é pré-candidata a deputada. Ilmara confidenciou que a proposta recebida foi para ser a candidata do partido em Patos, no lugar de Jamerson Ferreira, apoiada por ele (Wellington Roberto) e pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.
Pelo andar da carruagem, Ilmara não só aceitará o convite como selará o escanteio da legenda ao nobre vereador Jamerson Ferreira.
TUDO ACERTADO
O PSB vai indicar formalmente o nome de Geraldo Alckmin ao PT na primeira quinzena de abril para a formação da chapa com o ex-presidente Lula (PT). Este será o próximo passo para a confirmação do ex-governador paulista como candidato a vice do petista. Dirigentes das duas siglas tiveram um encontro na quarta-feira (23), após a cerimônia de filiação de Alckmin ao PSB. Embora nenhum calendário formal tenha sido fechado, ficou estabelecido um plano para que esse processo avance nas próximas semanas.
Veja nosso comentário.
VERGONHA CAPITÃO
Neste domingo (27), o presidente da República, Jair Bolsonaro, participou de um evento realizado pelo seu partido o PL. Durante o seu discurso Bolsonaro afirmou que neste ano as eleições serão uma luta do “bem contra o mal”. Bolsonaro também questionou a veracidade das pesquisas de intenção de voto que vem sendo apresentadas relativas à eleição presidencial e que apontam o ex-presidente Lula (PT) como favorito a vencer o pleito deste ano. Aumentando o tom de extrema direita para mobilizar a base bolsonarista, Bolsonaro voltou a elogiar o torturador da ditadura militar Carlos Alberto Brilhantes Ustra, morto em 2015 e condenado pelos crimes cometidos durante o regime militar brasileiro.
Vergonha total.
GAECO – CAPÍTULO 3
Uma alta fonte do meio judicial paraibano trouxe a preciosa informação de que o Gaeco já tem em mãos informações de aumento patrimonial incompatível com a renda de alguns vereadores e ex-vereadores de Patos, que através de familiares próximos adquiriram propriedades rurais. Segundo apuramos, propriedades estas na região de São José do Egito, na macro região de Santa Terezinha, bem como imóveis em Patos. A fonte não soube informar se outros vereadores da lista tiveram mais patrimônio vasculhado. O caldo está começando a engrossar.
OPERAÇÃO SORVETÃO
A cidade de Patos poderá em breve ser alvo de mais operações. Tivemos a informação que um político influente da cidade estaria sendo investigado pela compra de uma sorveteria para um familiar. A descoberta já estaria na lista das autoridades como aumento patrimonial incompatível.
ESTRUTURA DESMONTADA
Ainda sem entender a lógica da Secretaria de Estado da Saúde que simplesmente, de forma repentina, desmontou toda a estrutura Covid-19 do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos, demitindo 142 profissionais, alegando observância ao que determinou o Tribunal de Contas e a CGU, que os contratos temporários dos profissionais que atuaram durante a pandemia deverão ser encerrados este mês. O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, lembra que a rescisão contratual se dará naturalmente, até porque todos os profissionais sabiam que haveria um prazo para encerramento dos mesmos.
O pior vem agora. Ainda segundo o diretor, a partir do início de abril, o Complexo não mais fará internação de pacientes graves de Covid. Nestes casos, o paciente será encaminhado para o Hospital de Campina Grande.
Mande sua sugestão de comentários para coluna, vídeos-denúncia ou fato que mereça registro especial. (083) 9 8890 8477.
Nossa opinião
Que os suplentes do PL não se animem muito com a possibilidade de Jamerson perder o mandato de vereador se sair do partido. Ao negar-lhe a legenda, Wellington Roberto, lhe proporciona o direito de mudar de partido sem sofrer sanções. (LGLM)