(Misael Nóbrega, Paraiba em Dia, 28/03/202)
O presidente do diretório municipal da Unidade Popular (UP), Emanuel Escarião, participou nesta segunda-feira (28), do jornal Notícias da Manhã, da rádio Espinharas FM, 97,9, para falar da intenção do partido com vistas às eleições deste ano. Para ele, a UP segue respeitando os prazos regimentais da justiça eleitoral, mas adiantou que é unanimidade dentro da legenda a indicação do radialista Jozivan Antero, para enfrentar as disputas de outubro na condição de pré-candidato a deputado Federal.
“É um nome importante do partido, com muita experiência por já ter enfrentado alguns processos eleitorais, tem uma compreensão política profunda e, sobretudo, muita lealdade ideológica ao partido e ao seu programa; isso faz do companheiro Jozivan Antero, sem dúvidas, quase que um candidato nato do nosso partido”, justificou.
Emanuel Escarião afirmou ainda que as discussões internas ocorrem não só em Patos (PB), mas em Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Itaporanga (PB) e, em diversas outras regiões do Estado, onde existe organização do partido Unidade Popular; e que a chapa, independentemente para que seja postulada, está em constante debate.
“Olha, é lógico que a construção de chapas visando as eleições 2022 é um debate que está em andamento e assim deve permanecer porque nós temos prazo para isso, por exemplo, a definição interna e quem são os candidatos do partido, independentemente, se para Estadual, Federal, Senador, Governador, até as convenções a partir do dia 20 de julho. Mas, nós temos que garantir as filiações, pelo menos 6 (seis) meses antes das eleições, ou seja, começo de abril. Porém, propriamente sobre a cidade de Patos, nós temos acumulado internamente, aqui no estado da Paraíba, que o nome do companheiro jozivan Antero está sendo colocado por unanimidade como pré-candidato a deputado federal”, reafirmou.
O presidente municipal da Unidade Popular disse, também, que em âmbito nacional o partido segue alinhado com Leonardo Péricles, no que se refere à sucessão presidencial e reafirmou que a UP encara as eleições como um dos processos, um dos espaços políticos importantes, mas não como o único; e que a atuação política da legenda é cotidiana, principalmente, do ponto de vista do convite e da organização das pessoas na política.
“É isso que nós focamos essencialmente e praticamos na vida do partido, claro, repito, o espaço eleitoral, a disputa eleitoral é importantíssima também, mas nós entendemos que mudança de consciência coletiva, de fato, é o que há de mais importante na política para que ocorram as transformações necessárias para quem precisa de fato, o povo pobre. E ai o partido unidade Popular tem esse viés de representação, o seu presidente Nacional, por exemplo, é morador de ocupação urbana, negro, Leonardo Péricles, que recentemente esteve na Paraíba”, finalizou Emanuel Escarião.