Aconteceu, em Patos, nesta sexta-feira, dia 1º de abril, a abertura da programação do mês de conscientização ao autismo

By | 30/03/2022 10:06 am

(Misael Nóbrega, Blog do Jordan Bezerra, 29/03/2022)

Acontece, em Patos, na próxima sexta-feira, dia 1º de abril, a abertura da programação do mês de conscientização ao autismo

O mês de abril foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, para chamar a atenção da sociedade quanto ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). E, por isso, foi criada a campanha “abril azul”, voltada para a conscientização sobre o transtorno do espectro autista. O dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. E para reforçar a data, a ASPAA, Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Patos e Região, programou uma série de atividades para acontecer ao longo do mês de abril, aqui na cidade de Patos (PB).

Conforme a vice-presidente da ASPAA, Elizangela Torres, dentre as atividades programadas, destacam-se: um piquenique para as famílias autistas, uma atividade de conscientização nos bairros, uma audiência pública na Câmara Municipal e uma caminhada pelas ruas do centro da cidade de Patos, na sexta-feira, dia 1º, que marcará o momento de abertura das ações do “abril azul”.

“Gostaria de compartilhar com vocês a nossa programação do mês de conscientização do autismo, que começa nesta sexta-feira, dia 1º  de abril às 7h30min da manhã, na praça do CEPA, com a nossa caminhada de conscientização, cujo percurso será até a praça Getúlio Vargas, no centro da cidade; às 18h, do mesmo dia, está marcada uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Patos para ampliarmos a discussão, em favor desse tema tão importante; já no sábado, dia 02, nós teremos atividades voltadas à conscientização do autismo nos bairros de nossa cidade; e no domingo, dia 03, haverá um momento de lazer e descontração com a realização de um piquenique para as famílias autistas”, detalhou Elizangela Torres.

Diagnóstico e atendimento

A porta de entrada de pacientes com autismo na rede pública de saúde é através das unidades básicas de saúde (UBS). O diagnóstico é feito a partir do relato dos pais e avaliação médica. O autismo é uma síndrome de difícil diagnóstico, por isso, a partir do momento que a família suspeitar, ela será orientada e atendida inicialmente na UBS e depois, encaminhada para o serviço especializado se houver a necessidade e demandas específicas do paciente.

Hoje, os pacientes com grau classificado como leve e moderado são atendidos no CER, que é um centro especializado em reabilitação física e também intelectual e por isso é o lugar referência na assistência a crianças com autismo e outras necessidades. As crianças recebem atenção humanizada voltada a saúde mental além de estímulos ao desenvolvimento global como um todo. Já os casos considerados graves e gravíssimos são encaminhados para os CAPSi.

 

 

 

 

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *