Análise: agenda, discurso e adesões consolidam candidatura de Pedro na oposição

By | 31/03/2022 7:38 am

(Heron Cid, MaisPB, 30 de março de 2022)

Uma coisa a pré-campanha já definiu. Na oposição, a candidatura do jovem deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) se consolidou como a mais sólida e viável, até aqui.

Uma constatação que pode ser sentida nos temas escolhidos, na frequência das agendas, nas aparições na imprensa e na tônica do discurso.

Também é percebida, especialmente, no conjunto e assiduidade de declarações de voto de lideranças já frequentadoras das mesas da oposição, mas de adesões do porte do deputado Efraim Filho, pré-candidato ao Senado.

Ou no apoio da dupla Michel Henrique e deputada federal Edna Henrique (Republicanos), que chegaram a flertar com o governador João Azevêdo (PSB) e terminaram ficando na oposição. E com Pedro.

E é até natural. Pedro é quem tem mais trânsito no terreno que sempre frequentou: o oposicionista. Essa legitimidade até temporal facilita na sua identidade com o eleitor indisposto com o governo.

Mesmo assim, o deputado não se acomoda. Ocupa espaços, tem presença nas redes sociais, se movimenta bem.

Detalhe: não é refém do debate ideológico da polarização, nem dependente da associação com cabos eleitorais nacionais, como Veneziano Vital (MDB) com Lula e Nilvan Ferreira (PTB) com Bolsonaro.

Na raia dos concorrentes da oposição, Pedro largou na frente. Consequentemente, é quem a base governista enxerga como principal adversário.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *