Os trabalhadores e trabalhadoras do município de Patos agora contam com atendimento noturno de saúde, por meio do programa Saúde do Trabalhador.
A coordenadora da atenção básica em saúde do município, Nívea Mabel, informou que o atendimento noturno nas três unidades polo funciona das 18h às 22h, de segunda a sexta. As unidades são: Aderban Martins (Jardim Queiroz), Horácio Nóbrega (São Sebastião) e Carleusa Candeia (Santo Antônio).
Ela enfatizou que as pessoas que não têm tempo durante o dia podem participar dos atendimentos noturnos, que além da assistência médica e de enfermagem, ainda contam com oferta da vacinação covid em demanda livre, e das vacinas de rotina para adultos e idosos. A vacinação de rotina para crianças acontece nos turnos manhã e tarde, nas unidades básicas de saúde, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Nívea Mabel ainda ressaltou que, além do programa Saúde do Trabalhador, apenas a UBS Horácio Nóbrega também atende no período noturno como polo de pronto atendimento odontológico, das 18h às 00h, e nos finais de semana (sábado e domingo), das 7h às 19h.
Nossa opinião
Uma providência muito importante da Secretaria de Saúde do município, que vem ao encontro de uma questão defendida por nós desde muito tempo. A necessidade de unidades de saúde em cada região que funcionem as vinte e quatro horas para dar oportunidade a quem trabalha durante o dia ou a quem é surpreendido durante a noite por algum problema de saúde. Sabemos que há atendimento nas UPAS e nos hospitais para os casos urgentes, mas há necessidade de um atendimento permanente para os casos mais simples que nem sempre obtém atendimento nos estabelecimentos, que atendem urgências, mas que podem se complicar se não tratados a tempo. As unidades polo deveriam ter também atendimento odontológico, já que não tem sentido alguém se deslocar do Jatobá para o São Sebastião com uma urgência odontológica que ocorre durante a noite. (LGLM)