Ipespe: Potencial de voto em Simone Tebet cresce 11 pontos em uma semana (com comentário)

By | 28/05/2022 5:03 am

Pré-candidata do MDB tem 3% das intenções de voto, segundo o levantamento divulgado nesta sexta

(Redação dO Estadão,

Pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira, 27, mostra que o número de eleitores dispostos a votar na pré-candidata do MDB, senadora Simone Tebet (MS), cresceu 11 pontos porcentuais em uma semana.

Em 20 de maio, 3% afirmavam que com certeza votariam em Simone e outros 14% responderam que poderiam votar, totalizando 17%. Agora, são 5% e 23%, respectivamente, ou 28%.

O nome de Simone Tebet foi escolhido pelo MDB e pelo Cidadania na terça-feira, 24, para representar a candidatura de consenso do centro democrático. O aval ainda precisa ser dado pelo PSDB, única sigla da chamada terceira via que não formalizou o apoio à senadora.

A pré-candidata do MDB à Presidência, senadora Simone Tebet.
A pré-candidata do MDB à Presidência, senadora Simone Tebet. Foto: Wilton Junior/Estadão

Segundo o Ipespe, caiu o número de eleitores que afirmam não conhecer a pré-candidata do MDB “o suficiente”. Eram 45% e passaram a 38% no levantamento divulgado nesta sexta. Também teve queda – de 37% para 34% – o porcentual de eleitores que dizem não votar em Simone Tebet “de jeito nenhum”.

De acordo com a pesquisa estimulada do Ipespe, a senadora oscilou de 2% para 3% das intenções de voto entre uma semana e outra.

Já o potencial de voto do pré-candidato Ciro Gomes (PDT) se manteve estável no mesmo período, de acordo com o levantamento. Em 20 de maio, 11% afirmavam que com certeza votariam no ex-ministro e outros 43% responderam que poderiam votar, totalizando 54%. Agora, são 12% e 41%, respectivamente, ou 53%. Apenas 4% afirmam não conhecer “o suficiente” o pré-candidato do PDT.

O número de eleitores dispostos a votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e no presidente Jair Bolsonaro (PL) também ficou estável entre uma semana e outra.

Na pesquisa de 20 de maio, 44% afirmavam que com certeza votariam no petista e outros 12% responderam que poderiam votar (potencial de voto de 56%). Agora, são 45% e 11%, respectivamente, ou 56%.

Em 20 de maio, 32% afirmavam que com certeza votariam em Bolsonaro e outros 8% responderam que poderiam votar, um total de 40%. Nesta rodada, o número dos que com certeza votariam no atual presidente se manteve em 32%, e o dos que poderiam votar oscilou para 9% (potencial de voto de 41%).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida com 45%, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro, com 34%, e Ciro, com 8%. João Doria (PSDB), que desistiu da corrida à Presidência na segunda-feira, 23, ainda aparece no levantamento, com 2%, mesmo número de Simone Tebet.

A pesquisa foi realizada por telefone entre os dias 23 e 25 de maio de 2022, com mil entrevistados de todas as regiões do País. A margem de erro estimada é de 3,2 pontos porcentuais, com um intervalo de confiança de 95,5%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07856/2022.

Nossa opinião

Chamamos atenção para um detalhe. Simone Tebet não ultrapassou Ciro na preferência do eleitor. A pesquisa constatou o aumento no número de eleitores que admitiram que PODEM votar nela e não que votarão certamente., Ou seja, a pesquisa constatou que a candidatura de Simone aumentou o seu potencial de crescimento, o que só as próximas pesquisas poderão confirmar. Realizada por telefone, achamos que a pesquisa IPESPE tem suas limitações pois nem todo tipo de eleitor é acessível pelo telefone. (LGLM)

 

Comentário

Category: Opinião

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *