Lenildo Morais apresenta pré candidatura comprometida com a agenda antirracista, na Paraíba

By | 04/07/2022 10:09 am

(Por Palloma Pires, no Blog do Jordan Bezerra,  04/07/2022)

Lenildo Morais apresenta pré candidatura comprometida com a agenda antirracista, na Paraíba

Lenildo Morais apresenta pré candidatura comprometida com a agenda antirracista, na Paraíba

 

Nesta segunda-feira (04), em uma iniciativa urgente, o pré candidato a deputado federal, Lenildo Morais (PT), lança ação estadual de campanha contra o racismo, em toda Paraíba.

“É inadmissível que a discriminação racial, o racismo, ainda seja praticado em nosso País por uma elite branca que insiste em descriminar as pessoa”, declara.

Com projetos voltados para a população em situação de vulnerabilidade, o ex prefeito e pré candidato lembra que a maioria da população brasileira é negra e faz apelo para que denuncie qualquer ato racista.

“A maioria da população brasileira é negra. a maioria da população brasileira é periférica, portando, denuncie. Procure o ministério público e denuncie aqueles que praticam racismo em nosso País”, concluiu.

Candidaturas e Políticas Públicas pelos direitos do povo preto

O Partido dos Trabalhadores, diretório Patos, trabalha para não só aumentar as candidaturas negras, mas eleger-las. Assim como, realizar projetos de inclusão racial e direitos dos povos. O PT e outros partidos da base são instrumentos importantes pra determinar essas pautas urgentes.

O Partido afirma ainda que a esquerda precisa intensificar as ações sobre o discurso racial que, segundo ele, trata-se de um problema estrutural e que precisa ser priorizado.

Racismo é crime

No Brasil, o racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89 e deve sempre ser denunciado. De acordo com a legislação, se define como crime a discriminação pela raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, prevendo punição de 1 a 5 anos de prisão e multa aos infratores.

A denúncia pode ser feita tanto pela internet, quanto em delegacias comuns e nas que prestam serviços direcionados a crimes raciais.

Saiba como denunciar e o que fazer em caso de preconceito

InternetPara denunciar casos de racismo em páginas da internet ou em redes sociais, o usuário deve acessar o portal da Safernet e escolher o motivo da denúncia.

Disque 100 O Disque 100 é serviço do Governo Federal para receber denúncias de violações de direitos humanos.

Delegacias

A denúncia contra crime de racismo pode ser feita em delegacias comuns e naquelas especializadas em crimes raciais e delitos de intolerância.

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *