OAB lança nota de repúdio diante de propaganda de ódio contra professores por vereador da Câmara Municipal de Patos

By | 08/07/2022 9:06 am


(Gerlúzia Vieira, Polênica Patos, em 18/07/2022)

A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Patos (OAB/Patos) lançou nota de repúdio diante dos ataques com propaganda de ódio aos professores em geral por parte do vereador Josmá Oliveira.

Após os ataques do vereador, a sua ação considerada criminosa também foi denunciada ao Ministério Público Federal (MPF), ao Ministério Público Estadual (MPE), para a comissão de ética da Câmara Municipal de Patos e foi impetrada ação no poder judiciário.

Veja a nota de repúdio da OAB/Patos:

NOTA PÚBLICA E DE REPÚDIO

As Comissões da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) da Subseção de Patos /PB: 1) Comissão de Direito Educacional, 2) Comissão OAB Mulher e 3) Comissão de Ação Social e dos Direitos das Crianças e Adolescentes, 4) Comissão de Direito da Família, 5) Comissão de Direitos Humanos, repudiam veementemente  a propagação de ódio feita através das redes sociais ( Instagram/Facebook) com a publicação pelo Senhor Josmá Oliveira da Nóbrega, vereador em Patos pelo partido Patriota, de postagens ofensivas a categoria dos professores, das mulheres e de toda a comunidade LGBTIA+, conforme exposto a seguir:

“Ensine seus meninos a serem homens antes que seus professores os ensinem a ser mulheres.” (em anexo)

A Internet está sendo usada para a propagação de violência e discursos de ódio que, em geral, vem ocorrendo de maneira anônima. Mas, o que vemos nesse caso é o agravante de um parlamentar insuflar tal prática negativa à nossa sociedade.

De forma clara atentando contra a honra subjetiva da profissão dos professores, essa garantida pelo Art. 206 da CF, profissão que tem a tarefa de incentivar e orientar o crescimento intelectual e moral das novas gerações, e que o Brasil ainda não aprendeu a valorizar.

Hoje temos uma crescente na intolerância e preconceitos contra as comunidades LGBTQIA+, e contra as mulheres em geral que se traduzem em altos índices de violência e de mortes, e atitudes como essa apenas contribuem para aumentar esses números trágicos e vergonhosos em nosso país.

Assim, diante de todo o exposto, nos manifestamos de forma contrária demonstrando nossa indignação e total repúdio a qualquer viés homofóbico, misógino e que propague qualquer tipo de ódio e incentive a violência, seja via internet ou fora dela, com postagens ou ações que denigram profissionais, mulheres, minorias, pois que um país é composto de CIDADÃOS e TODOS merecem RESPEITO.

Comissão de Direito Educacional

Comissão OAB Mulher

Comissão de Ação Social e dos Direitos das Crianças e Adolescentes

Comissão de Direito da Família

Comissão de Direitos Humanos

Nossa opinião

Paladino da direita patoense e pré-candidato a deputado federal, Josmar busca aparecer de qualquer manteira, na tentativa de empolgar os bolsonaristas patoenses. E “atira” às cegas para todo lado as invectivas homofóbicas e descriminatórias do seu lider maior, no desespero provocado pelas pesquisas. (LGLM(

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *