Chapas majoritárias ainda não estão completas na Paraíba

By | 12/07/2022 9:44 am

(Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e advogado, divulgado no Notícias da Manhã, da Espinharas FM, atualizado, em 12/07/2022)

A pouco mais de uma semana do início das convenções para a escolha dos candidatos que vão disputar as próximas eleições, as chapas majoritárias ainda não estão formadas.

Os pré-candidatos a deputado federal e deputado estadual já estão mais ou menos acertados, mas os cargos majoritários ainda não estão todos completos.

Algumas chapas já estão esboçadas, mas algumas ainda não estão completas e outras ainda estão sujeitas a modificações.

A chapa da coligação MDB/PT já tem escolhidos o candidato a governador que deverá ser o senador Veneziano Vital do Rego (MDB) e como candidato a senador pode ser o ex-governador Ricardo Coutinho, cuja candidatura ainda depende de decisões de tribunais superiores. A coligação ainda não anunciou o seu candidato a vice, nem os possíveis candidatos a suplente de senador.

A chapa do PSB e aliados, será encabeçada pelo atual governador João Azevedo que tentará a reeleição, mas até agora não definiu quem será o candidato a senador, nem a vice, nem a suplente de senador. Enquanto isso, ainda tentam atrair Efraim Morais para que desista de forma na chapa de Pedro Cunha Lima e passe a ser candidato a senador na chapa de João Azevedo. Usam como isca o fato de que formando na chapa de João, Efraim garante a sua própria eleição, quando parece que o mais interessado no acordo é o próprio governador.

Pedro Cunha Lima se lançou como pré-candidato a governador numa chapa encabeçada pelo PSDB, ao qual teria se integrado a candidatura de Efraim Morais do União Brasil. Ainda não se fala no candidato a vice, nem nos suplentes de senador. Nos últimos dias surgiram boatos de que Pedro poderia desistir, em favor do ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, que se lançou inicialmente a governador e depois se retraiu preferindo disputar uma vaga de deputado federal. O próprio Cássio Cunha Lima já teria admitido a hipótese de uma desistência de seu filho Pedro, que tentaria a reeleição a deputado federal. Nas últimas horas, Cássio afirmou a Jordan Bezerra que Pedro continua na disputa.

Nilvan Ferreira (do PL, partido de Bolsonaro) procurou a imprensa nos últimos dias para dizer que a notícia de sua desistência de concorrer ao governo do Estado, para fazer um acordo com o PSDB, em torno de Pedro ou Romero, era “fake news”, mas a sua chapa também ainda está capenga, sem indicação de quem serão seus candidatos  a vice e a suplentes de senador. Nas últimas horas o PL lançou nota afirmando que Nilvan será o candidato a governador e Bruno Roberto a senador.

Alguns partidos nanicos já lançaram suas pré-candidaturas de chapas majoritárias, mas vamos aguardar as convenções para voltar a abordar o assunto em relação aos grandes, pequenos e nanicos. Se antes disso não voltamos a comentar as novidades que surgirem antes do início ou fim das convenções, que vão de 20 de julho a 5 de agosto.

Comentário

Category: Opinião

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *