PSC financia candidatura do vereador Jamerson Ferreira para beneficiar o Deputado Leonardo Gadelha (com comentário)

By | 13/07/2022 7:15 am

O pré candidato a deputado federal, vereador Jamerson Ferreira, filiado nos últimos instantes ao PSC, presidido nacionalmente pelo ex senador Marcondes Gadelha, estaria a serviço do projeto de eleição do deputado suplente, Leonardo Gadelha, filho e herdeiro político de Marcondes. Se verdade, o vereador estreante na Câmara Municipal de Patos certamente estaria a cometer estelionato eleitoral, pois, ao se submeter ao jogo dessa natureza, trairia violentamente os eleitores que votaram e acreditaram nele.

O mais grave, nesse contexto, seriam as condições financeiras que o vereador estaria recebendo do Partido para tal empreitada. Consciente de que dificilmente teria condições de se eleger, tendo em vista a falta de votos, o parlamentar mirim, crente que terá uma votação considerável nas eleições de outubro, estaria a contribuir para que o Partido possa eleger o maior número possível de candidatos, no caso, o deputado Leonardo Gadelha, suplente em exercício.

Ao filiar no PSC, e aceitar esse jogo de cena, o vereador, Jamerson Ferreira, no entendimento de analistas locais da política das Espinharas, não avaliou que o projeto pode se configurar como traição aos eleitores de Patos, que por sua vez, rejeitaria ser usado para atender interesses subterfúgios do edil patoense.

O que se espera, é que Jamerson esclareça com absoluta transparência essa especulação de bastidores que hora vem sendo debatida por toda cidade.

Também há de se considerar, caso haja veracidade em tais especulações, que o vereador receberá para tal empreita, valores financeiros do Fundo Eleitoral que financia candidatos a deputados federais pelas legendas que possuem registro no Tribunal Superior Eleitoral. Não há crime algum em o vereador receber sua parte como candidato. O que ele precisa ficar atento é que a população ficará sabendo que ele possui condições financeiras e não aceitará mais a ideia vendida que é um candidato por idealismo vocacional. Essa fantasiosa versão não encontrará abrigo junto ao eleitorado. Há também quem diga que na avaliação do vereador, Jamerson Ferreira, ele poderia ultrapassar os 3 mil votos, fazendo acirrada disputa com o já deputado, Hugo Motta.

Dentro do espírito democrático, o BLOG SE LIGA NO LOBO abre o espaço para manifestação que assim entender de fazer, e deve fazê-lo, o vereador, Jamerson Ferreira. O pior é manter uma candidatura com farsa, uma vez que o objetivo é somar votos para completar eleição de uma terceira pessoa. Essa discursão deve ser aberta, discutir com o eleitor, agir com franqueza de caráter. Comunicar quais os interesses que circundam esse complicado imbróglio com interesses subterfúgios. O sr. Jamerson Ferreira, poderá enterrar sua carreira política no próprio nascedouro. Uma liderança, para ser constituída, precisa estabelecer princípios e posições que estejam acima sempre de interesses

Nossa opinião

Por que será que esta matéria visou específicamente Jamerson Ferreira? Na Paraíba há vagas para apenas doze deputados federais e deverá uns cem candidatos para estas vagas. Todos eles estão na mesma situação de Jamerson. Muitos deles não têm a menor chance de se elegerem. Mas isto acontece em todo o mundo. Há muitos mais candidatos nas eleições proporcionais do que o número de vagas disponíveis. Faz parte do processo democrático. Há partidos que não têm a mínima chance de fazer nem um deputado estadual, mas apresentam candidatos que aproveitam a campanha eleitoral para apresentar a mensagem política do partido. É da essência do processo proporcional os votos dos menos votados servirem para completarem o quociente eleitoral necessário para eleger parlamentares. Como estratégia, os partidos lançam o maior número possível de candidatos, já que juntos conseguirão juntar um maior número de votos e, se alcançam o quociente eleitoral, elegerão os candidatos mais votados dentro da quota que alcançarem. O fato de o partido investir o Fundo Eleitoral em todos os candidatos justifica a existência do Fundo Eleitoral, à luz da legislação. Consequentemente, a candidatura de Jamerson Ferreira é tão legítima quanto a de todos os candidatos que tentarem se eleger ou ajudar o seu partido nas próximas eleições. Ao investir na candidatura, não só de Jamerson como de todos os outros seus candidatos, o partido não está fazendo mais do que a sua obrigação. Como a legislação não estabelece limites individuais de distribuição do fundo partidário, nada impede que um candidato receba de todas as formas mais apoio do que outro. O PSC está no seu direito de ajudar todos os seus candidatos para eleger aquele que tem mais chance de se eleger, seja ele quem for. Além do mais, Jamerson é um profissional de imprensa, digno e independente, e como político tem honrado o mandato que o povo de Patos lhe concedeu. E tem sido muito mais correto com os seus eleitores do que algumas outras lideranças que estão servindo de cabos eleitorais para candidados de fora que não tem nenhum compromisso com a nossa cidade. Afinal, a quem interessa este ataque dirigido diretamente à candidatura de Jamerson Ferreira, quando ele está na mesma situação de dezenas de outros candidatos na Paraíba e de centenas em todo o Brasil, exercendo o seu legítimo direito de ser candidato? (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *