(Portal 40 Graus, 13/07/2022)
Criada em janeiro de 1959, a Diocese de Patos só foi instalada oficialmente no dia 12 de julho de 1959, há 63 anos, pelo então papa João XXIII, após ter parte do seu território desmembrado da Diocese de Cajazeiras e outra parte da Diocese de Campina Grande.
Naquele ano, eram bispos de Cajazeiras e Campina Grande, Dom Zacarias Rolim e Dom Otávio Barbosa Aguiar, respectivamente. Nessa época, Patos já contava com seu primeiro bispo diocesano. Dom Expedito de Oliveira assinou, juntamente com o administrador arquidiocesano/vigário capitular da Arquidiocese da Paraíba, Manoel e do então Núncio Apostólico no Brasil, Dom Armando Lombardi.
Em um trecho da carta enviada ao povo de Patos, o papa escreveu:
Aos diletos filhos, clero e povo da Diocese de Patos, saudações e bênção apostólica. Sem duvida alguma, esta Igreja, recentemente criada crescerá na virtude abundantemente, brilhará por uma santidade esplendorosa.
A padroeira escolhida para ser a patrona da diocese foi Nossa Senhora da Guia, que já era venecerada na matriz de Patos.
Até hoje, a Diocese de Patos já teve quatro bispos. Dom Expedito Eduardo de Oliveira governou Patos por 24 anos (1959-1983), onde criou a maioria das paróquias da diocese, adquiriu a Rádio Espinharas AM e participou do Concílio Vaticano II entre 1962 a 1965. O segundo bispo foi Dom Gerardo Andrade Pontes, tranferido de Petrolina, PE para Patos, governou a diocese por 18 anos (1983-2001), onde criou paróquias, construiu a igreja de santo Expedito, no bairro das Placas, em Patos, e lançou um livro chamado “Lições e vestígios de uma jornada de esperança” no final de 2005. Dom Manoel dos Reis de Farias foi o terceiro bispo de Patos, por quase 10 anos, (2001-2011), onde criou paróquias, adquiriu a Rádio Espinharas FM, fundou a Fazenda da Esperança na diocese, fundou o diaconato permanente na diocese e presidiu o Jubileu Áureo Diocesano de 50 anos da diocese em 2009.
Dom Eraldo Bispo da Silva governa a diocese desde 2013, onde já criou paróquias, presidiu as celebrações dos 60 anos da diocese em 2019 e segue fortalecendo a caminhada pastoral, profética e popular na região.
A diocese contava com uma população de aproximadamente 419 mil habitantes, com 91,4% de católicos, de acordo com estimativas do IBGE em 2016. Com um território de cerca de 11 mil km², a Diocese de Patos está organizada em sete foranias, 36 paróquias e 40 cidades.