A força dos políticos de Patos e as promessas não cumpridas
DESEMPENHO FRACO
Desempenho muito baixo do governador da Paraíba João Azevêdo (PSB) que, segundo levantamento feito pelo G1, cumpriu pouco mais de uma a cada três promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018. Isso corresponde a 34% do total. 28 de 83 compromissos assumidos pelo então candidato foram cumpridos. Os dados mostram, ainda, que 15% das promessas foram cumpridas parcialmente durante três anos e meio de gestão – o que significa que ainda há pendências para que o trabalho seja considerado entregue. Já as promessas que ainda não foram cumpridas pelo governo João Azevêdo são 51%. Se viermos analisar seu desempenho em Patos, os números são trágicos, pois por aqui não existe marca alguma do seu governo.
Vai ficar devendo e muito.
VINDA ANTECIPADA
O presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não estará mais em João Pessoa no dia 04 de agosto, como previsto. A agenda do petista foi alterada e sua visita à Paraíba foi antecipada em dois dias. O ex-presidente virá à Campina Grande na próxima terça-feira (02), para encontrar com eleitores e lideranças políticas. Nas redes sociais, o presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, informou que mudança foi necessária devido a questões “logísticas”. “Por questões de logísticas e agenda do nosso presidente, o encontro da Paraíba com Lula será na próxima terça-feira, às 14h, em Campina Grande”, disse.
O PT pretende fazer o evento no Parque do Povo, mas depende da boa vontade do prefeito bolsonarista Bruno Cunha Lima que foi vaiado juntamente com o presidente Bolsonaro neste mesmo local.
AÇÃO PETISTA?
Ninguém duvide que a desistência do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) de ser candidato a vice na chapa presidencial da também senadora Simone Tebet (MDB-MS) tenha a interferência de Lula. Segundo o Estadão, um aliado próximo do tucano que o Cidadania deverá ter o papel de completar a chapa do MDB. Uma das cotadas para vice é a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).
O MDB deve confirmar amanhã (27), o nome de Tebet como candidata a presidente. O evento vai ser virtual. Uma ala do partido, que prefere apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno, tentou adiar a convenção e fazer com que a reunião fosse presencial, mas não conseguiu ter sucesso. Lula já se reúne com Jereissati para atrair o PSDB no segundo turno.
FALSA IDEIA
Se criou uma falsa impressão que apenas Campina Grande decide eleições a partir de um pleito apenas, quando na verdade, no contexto geral de várias eleições, vemos que a distribuição de votos pelas diferentes regiões é o que faz o verdadeiro diferencial. Ao escolher o vice-prefeito de Campina grande, Lucas Ribeiro, para ser seu vice, João Azevêdo também segue nessa ótica errada. Na eleição de Ricardo Coutinho, primeiro mandato, os votos do interior, leia-se Sertão e Alto Sertão, foram os divisores de água para confirmar sua vitória sobre José Maranhão. No entanto, os candidatos nunca veem assim e nunca escolhem um nome do Sertão como vice. Só vale do segundo maior colégio eleitoral quando na verdade os votos das regiões citadas são mais determinantes no bojo.
A matemática dos votos não é essa pintada pelos políticos e parte da imprensa.
APOIO DE MÃE
Alguém de sã consciência ficou surpreso com o apoio anunciado pela senadora Daniella Ribeiro que declarou publicamente o apoio do PSD, partido ao qual ela preside na Paraíba, à reeleição do governador João Azevêdo (PSB)? A parlamentar fez uma publicação em seu Instagram logo após o seu filho, Lucas Ribeiro (PP), ser confirmado como candidato a vice na chapa governista. “O PSD da Paraíba, do qual sou a presidente, apoia a reeleição do governador João Azevedo, que terá Lucas Ribeiro, como candidato a vice-governador. Estou certa que Lucas dará uma grande contribuição com sua competência, dinamismo e juventude. O momento agora é de olhar para frente e trabalhar pensando na Paraíba”, escreveu.
De repente, todas as críticas e mágoas de Daniella para com João foram esquecidas em minutos. A mãe por acaso iria ficar contra o filho? Os Ribeiros na verdade mostram que sempre só pensam em seu umbigo. Será sempre assim.
MISTÉRIO
Um vídeo em que a pré-candidata ao governo de Pernambuco Marília Arraes (Solidariedade) aparece ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) foi excluído pelo Instagram. A plataforma retirou a postagem do ar por causa de uma solicitação jurídica. Marília deixou o PT neste ano, transferindo-se para o Solidariedade, mas comunicando que apoiaria o candidato petista ao cargo de presidente da República. Ela seguiu articulando para ter o apoio público de Lula na corrida eleitoral pernambucana, no entanto, não obteve sucesso.
O ex-presidente anunciou que estará ao lado do deputado Danilo Cabral, que é pré-candidato ao governo do Estado pelo PSB. Porém, Lula não tem feito nenhum esforço para desvincular sua imagem de Marília.
TODOS JUNTOS
O governador na tentativa de turbinar sua pré-campanha, reúne hoje no Ginásio da Unifip, em Patos, seus principais apoiadores do Sertão como forma de mostrar força no evento Chega Junto. Antes porém, o encontro está marcado para chácara do prefeito Nabor Wanderley onde o governador vai receber as principais lideranças.
CAMPANHA SILENCIOSA
Muitos estão questionando porque Francisca Motta tem optado em não fazer aparições na mídia convencional. De fato, a ex-deputada vem preferindo fugir dos holofotes, não deu uma entrevista sequer até agora, e faz uma campanha apenas de bastidores com algumas aparições nas redes sociais. Vem percorrendo, porém, os diversos municípios onde tem apoio. Aposta no seu prestígio e história. Só as urnas dirão se a estratégia vai dar certo.
REUNIÃO DOS URUBUS
A torcida do Flamengo em Patos e região anda empolvorosa com o evento organizado pelo Consulado Fla Patos nos dias 11, 12 e 13 de agosto. Nos dias 11 e 12, as taças do Mundial de 1981 e da Libertadores 2019 estarão expostas para toda a torcida e simpatizantes no Guedes Shopping, numa promoção do Consulado Fla Patos.
Além desta memorável ação, os torcedores poderão participar no dia 13 da carreata pelas principais ruas da cidade quando as taças serão expostas para todos em carro aberto. O evento irá culminar com uma grande feijoada a ser promovida no Campestre Clube com a apresentação de trio de forró. A entrada custa R$ 50,00.