(Blog de Jordan Bezerra, 28/07/2022)
Rádio que representará a cidade de Patos na comemoração dos 100 anos do Rádio no Brasil é apresentado à imprensa patoense
A mostra Rádio em Movimento faz parte das comemorações dos 100 anos da mídia no Brasil, realizado pela ABERT, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão. A Paraíba foi um dos 26 estados que receberam as réplicas do modelo capelinha, sendo três aparelhos distribuídos para João Pessoa, Campina Grande e Patos.
Roberto Nascimento, artista escolhido para pintar o rádio que representará a cidade de Patos no evento da ABERT, participou nesta quarta-feira, dia 27, do programa Espinharas Notícias na rádio Espinharas e apresentou o rádio pronto que será enviado para Brasília. A arte encantou a todos que admiram ou que fazem parte da história radiofônica na cidade.
“Eu estou muito feliz. Pra mim tem uma grande importância fazer esse trabalho. Independente de toda a tecnologia que temos hoje, o rádio ele nunca perdeu a força que ele tem. A imagem representa nossa região, as cores, a fauna, o povo sertanejo feliz. Eu quero que as pessoas vejam na imagem do casal o povo receptivo e feliz apesar das dificuldades. A questão do pássaro, o rádio sempre esteve associado aos pássaros no início, os aparelhos levavam nome de pássaros”, explicou o artista.
A frase, “Patos falando mais alto para ir mais longe”, foi a primeira fala em uma transmissão radiofônica na cidade de Patos em 01 de Agosto de 1950, por Ernani Satyro e também estampa o rádio capelinha que marca a história centenária da mídia.
As obras artísticas serão entregues até o final do mês e estarão em votação no site da ABERT, de 7 a 25 de setembro. As finalistas estarão expostas no 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, que acontece em novembro, em Brasília.
Foto: Divulgação/Rádio Espinharas FM