Pesquisa começou a ser feita na quarta (27) e foi finalizada nesta quinta-feira (28), com entrevistados em todo o país
Uma nova pesquisa Datafolha presidencial foi divulgada nesta quinta-feira (28).
Segundo o levantamento, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 18 pontos sobre Jair Bolsonaro (PL) no 1º turno. No segundo turno, Lula tem 55%, ante 35% de Bolsonaro.
A pesquisa mostra ainda que o presidente cresceu entre mulheres, e o petista ganhou pontos entre homens. Bolsonaro segue como o candidato mais rejeitado pelo eleitorado: 53% dizem não votar nele de jeito nenhum.
O Datafolha ouviu 2.566 eleitores em 183 cidades. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01192/2022. A margem de erro do levantamento, contratado pela Folha e feito nesta quarta (27) e quinta-feira (28), é de dois pontos percentuais.
Na pesquisa anterior, no final de junho, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha 19 pontos percentuais de vantagem sobre Bolsonaro e liderava a disputa presidencial com 47% das intenções de voto no primeiro turno, ante 28% do principal adversário. Ciro Gomes (PDT) marcou 8%.
Nos chamados votos válidos, Lula teve 53%. Para ganhar no primeiro turno, é necessário que o candidato some 50% dos votos válidos mais um. A votação será em 2 de outubro —o segundo turno está previsto para o dia 30 do mesmo mês.