Sobe-e-desce de Lula e Bolsonaro é ilusório; média das pesquisas indica estabilidade; leia análise

By | 29/07/2022 2:50 pm

 

Isso não significa que a eleição está definida. Como dizem os especuladores, o desempenho passado não garante resultados futuros

Onze pesquisas eleitorais feitas entre os dias 24 de junho e 25 de julho atribuíram ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva taxas de intenção de votos que variaram de 39% a 45%. Já o presidente Jair Bolsonaro figurou com 31% a 38%. A depender do levantamento, a diferença entre os dois foi do empate técnico até uma vantagem de 14 pontos para o petista. A campanha está mesmo tão movimentada?

A resposta é não. O agregador de pesquisas do Estadão, que calcula a Média Estadão Dados, mostra um quadro de estabilidade. Do final de junho para cá, a vantagem de Lula oscilou de 14 a 16 pontos, na média ponderada calculada pela ferramenta online, que busca compensar as diferenças metodológicas das várias empresas. A preferência pelo petista variou entre 45% e 46%. O atual presidente apareceu com 30% a 31%.

A pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 27, reforça as evidências de que as posições dos dois principais candidatos estão praticamente cristalizadas: Lula com 47%, a mesma taxa de 35 dias atrás, e Bolsonaro com 29%, apenas um ponto porcentual acima do resultado anterior.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *