(Polêmica Patos, 29/07/2022, seguido de comentário)
No dia 3 de abril de 2018, a cidade de Patos recebeu a notícia da morte do contabilista Oscar Leandro de Oliveira. Seu Oscar, como era mais conhecido, faleceu aos 89 anos de idade em decorrência de problemas de saúde diante da idade avançada. Seu Oscar foi um ativo cidadão patoense e participava de várias organizações sociais, entre estas, o Conselho Municipal de Saúde que decidiu homenageá-lo com seu nome sendo dado ao auditório da entidade.
Na tarde desta quinta-feira, dia 28 de julho, durante plenária do Conselho Municipal de Saúde de Patos, Oscar Leandro Filho entregou ao presidente do conselho, Claudemir Bento, um quadro com a fotografia do homenageado que a partir desta data ficará exposto no salão.
Algumas pessoas viam o nome Oscar Leandro de Oliveira no auditório, mas gostariam de uma foto que agora está exposta. Leandro disse que a família ficou honrada com o pedido e a solenidade simples é de bastante significado para a preservação da memória do seu pai.
Seu Oscar foi casado por mais de 50 anos com Alaíde Nicácio Leandro (em memória) e essa união que gerou três filhos: Anna Karolyna, Leandro e Olavo. Seu Oscar foi um dos mais respeitados contabilistas da Paraíba e os filhos seguiram seus passos na profissão, além de se dedicarem à cultura.
Morador da Rua Vidal de Negreiros, no centro de Patos, Seu Oscar foi um dos enfrentantes da luta para o retorno do nome da avenida que foi trocada por João Bosco Araújo após lei na Câmara Municipal de Patos. Após uma longa batalha jurídica e política, os moradores conquistaram que a Rua Vidal de Negreiros tivesse seu nome de volta. Seu Oscar, ainda em vida, disse que foi uma vitória da população organizada e esperava que ninguém sofresse mais a grosseria de ser (des)homenageado.
Nosso comentário
Toda homenagem que se preste a Oscar Leandro é pouco. Na sua simplicidade foi um grande patoense. Um dos contadores mais sérios que conhecemos, destes que dispensava um cliente se este quisesse fazer maracutaias na escrita. Nunca foi candidato a cargos políticos, mas tinha uma grande liderança política na cidade. Sua história de vida é comparável a do seu colega e ex-prefeito Bonifácio Rocha. Um homem antes de tudo sério e dedicado à nossa cidade, participando de todos os movimentos sociais sérios que se empreendeu em Patos. (LGLM)